Publicação: O ensino de Geografia como possibilidade de construção de sentidos em Educação Ambiental
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Data
Autores
Orientador
Carvalho, Maria Bernadete Sarti da Silva 

Coorientador
Pós-graduação
Educação - IB
Curso de graduação
Título da Revista
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Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Dissertação de mestrado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Ao reconhecer a intensidade das catástrofes ambientais, podemos questionar sobre a racionalidade da ciência, sua pretensa neutralidade e promessa de segurança e solução dos problemas ambientais. Os efeitos de nossa relação com o meio, decorrentes do vertiginoso processo histórico de alteração e apropriação, em um curto período de tempo, tem gerado graves situações de impactos. Dentre as inúmeras possibilidades para enfrentamento dessa crise, o processo educativo é uma das práticas sociais mais adequadas para levar a uma revisão no paradigma atual que determina a relação ser humano-meio. Pensando em caminhos que potencializem a incorporação da educação ambiental no espaço escolar, defendo que o ensino de geografia poderia integrar um mosaico variado de possibilidades em suas propostas didático-pedagógicas. Essa pesquisa teve como objetivo investigar, a partir das aulas de geografia, a construção de sentidos (na relação com os alunos), quando articulamos os conteúdos geográficos com a educação ambiental, os limites e possibilidades para ressignificar as relações ser humano-meio. A pesquisa em questão se insere no domínio da pesquisa qualitativa de orientação narrativa e privilegia teórica e metodologicamente o pensamento bakhtiniano. Ela se desenvolveu em uma escola pública profissionalizante de Ensino Médio, localizada em Campinas – SP, com três alunos ingressantes. Cada aluno participante da pesquisa recebeu um “diário de bordo”, que teve a finalidade de registrar reflexões dos processos vividos durante as aprendizagens e diálogos construídos nas aulas de geografia, da qual fui professora. Para a compreensão desse material, elaborei, primeiramente, crônicas baseadas na memória de alguns processos vividos com esses alunos. Ao realizar as leituras dos diários, selecionei trechos ou palavras das reflexões dos alunos sobre determinadas questões, o que me permitiu produzir sentidos e responder às questões dessa pesquisa. Durante esse processo, percebi que os alunos pareciam não conseguir romper com as barreiras de si para um envolvimento com o mundo de maneira mais coletiva e altruísta. Diante disso, temas de ordem existencial tornaram-se mais importantes para serem discutidos, e assuntos mais pontuais sobre a questão ambiental pareciam não fazer sentido nas discussões ou para buscar soluções naquele momento, mesmo tendo a consciência de que estes problemas (ambientais) estão a envolvê-los no tempo-espaço presente. O ensino de geografia, quando orientado por práticas pedagógicas com fundamentação crítica, respaldada pela educação ambiental, possibilita a construção de uma consciência que abre espaços para um futuro mais justo e ambientalmente equilibrado, ao se basear na construção de outras relações com o meio, a partir de experiências mais significativas, que buscam criar vínculos com o outro, favorecendo, assim, o desenvolvimento de uma “vivência do nós”, pela possibilidade da ampliação de nosso nível de consciência.
Resumo (inglês)
When we recognize how intense environmental catastrophes are, we can ask ourselves about the rationality of science, its intention of neutrality and assurance of security and solution of environmental problems as well. The effects of our relationship with the environment, which are consequence of the vertiginous historical process of alteration and appropriation in a very short time, are causing serious impact situations. Among several possibilities to fight against this crisis, the educational process arises as one of the most suitable to lead us into a reexamination of the current paradigm which determines the relationship between society-environment. Thinking on ways to embody Environment Education in schools, I advocate that Geography teaching could integrate the mosaic of several possibilities in its didactic-pedagogical purposes. This research had as objective to investigate, from Geography classes, the construction of meanings (in relation to students), when we articulate geographic contents with environmental education, the limits and possibilities to re-signify human-environment relations. This research fits into the field of qualitative research of narrative orientation and endorses theoretically and methodologically the bakhtinian thought. It was developed in a public technical high school in Campinas - SP, with three students. Each of them received a "logbook", which had the purpose of recording thoughts of the processes experienced during the lessons and dialogues built in Geography classes, of which I was the teacher. In order to understand this material, I first elaborated chronicles based on the memory of some processes experienced with these students. In reading the diaries, I selected sections or words from the students' reflections on certain questions, which allowed me to produce meanings and answer the questions of this research. As I read the diaries, I selected sections or words from the students' reflections on certain questions, which allowed me to produce meanings and answer the questions of this research. This process made me realize that the students seemed to be unable to break the obstacles of themselves for an engagement with the world in a more collective and altruistic way. In face of those issues of a selfexistential order, they became more important to be discussed, while punctual issues related to the environment seemed to make little sense during discussions or in the search for solutions at that time, even though they were aware that these (environmental) problems involve them in the present time-space. The teaching of geography, when guided by pedagogical practices in conjunction with a critical foundation, and backed by environmental education, allows the construction of a consciousness that opens spaces for a more fair and environmentally balanced future, based on the construction of other relations with the environment, of more meaningful experiences, which seek to create bonds with each other, thus favoring the development of an "experience of us", through the expansion of our consciousness’ level.
Descrição
Palavras-chave
Educação ambiental, Ensino de Geografia, Práticas pedagógicas, Construção de sentidos, Environmental Education, Geography teaching, Pedagogical practices, To build conscious awareness
Idioma
Português