Publicação: Desenvolvimento da leitura inicial na alfabetização na perspectiva da Psicologia Histórico-Cultural
Carregando...
Arquivos
Data
Orientador
Manzoni, Rosa Maria 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Pedagogia - FC
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
A leitura e a escrita são práticas frequentes nos dias atuais, pois vivemos em uma sociedade letrada e esses dois mecanismos de comunicação são essenciais para que os indivíduos consigam compreender o mundo e se relacionar com ele. Nesse contexto, esta pesquisa buscou investigar como se dá o processo de desenvolvimento da leitura em crianças no período de alfabetização. Dessa forma, buscamos compreender, embasados na Psicologia Histórico-Cultural, como ocorre a internalização da linguagem, além de compreender o processo da pré-história da escrita. A pesquisa realizada por Luria (2010) identificou os diferentes expedientes utilizados por crianças para escrever quando ainda não sabiam escrever. Assim, procurou-se, nesta pesquisa, investigar quais formas que os estudantes, que ainda não estavam alfabetizados, utilizaram para realizar a leitura, com o intuito de revelar as etapas essenciais do processo de significação na leitura de texto verbal. Para tanto, teve como objetivo identificar os expedientes usados pelas crianças para a realização da leitura durante o processo de alfabetização; analisar se os alfabetizandos usavam mais de um expediente no mesmo processo de leitura e verificar em quais etapas do processo de compreensão da comunicação, postuladas por Luria (2001), os sujeitos alcançaram no final da pesquisa interventiva. Para atingir tais objetivos foi elaborada uma sequência didática, fundamentada na Pedagogia Histórico-Crítica, para mediar o processo da leitura do semiótico ao linguístico, por meio da qual foram elaboradas e desenvolvidas atividades de leitura para uma turma de primeiro ano do ensino fundamental, de uma escola municipal de Bauru - SP. Após o experimento, foi realizada a análise das respostas obtidas, fundamentada na Psicologia Histórico-Cultural e na Dialética, buscando apreender o desenvolvimento ontogenético da leitura na criança. Os resultados demonstram que as crianças, assim como na escrita, utilizam-se de diversos expedientes para ler, sendo que alguns coincidem com aqueles usados para escrever.
Resumo (inglês)
Reading and writing are frequent practices nowadays, as we live in a literate society and these
two communication mechanisms are essential for individuals to be able to understand the world
and relate to it. In this context, this research sought to investigate how the reading development
process takes place in children during the literacy period. In this way, we seek to understand,
based on Historical-Cultural Psychology, how the internalization of language takes place, in
addition to understanding the process of the prehistory of writing. The research carried out by
Luria (2010) identified the different devices used by children to write when they still did not
know how to write. Thus, this research sought to investigate which ways students, who were
not yet literate, used to read, in order to reveal the essential stages of the process of meaning in
the reading of verbal text. To this end, it aimed to identify the expedients used by children to
carry out reading during the literacy process; to analyze if the literacy students used more than
one expedient in the same reading process and to verify in which stages of the communication
comprehension process, postulated by Luria (2001), the subjects reached at the end of the
interventional research. In order to achieve these objectives, a didactic sequence was elaborated,
based on Historical-Critical Pedagogy, to mediate the process of reading from the semiotic to
the linguistic, through which reading activities were developed and developed for a first year
class of elementary school, from a municipal school in Bauru - SP. After the experiment, an
analysis of the responses obtained was carried out, based on Historical-Cultural Psychology
and Dialectics, seeking to apprehend the ontogenetic development of reading in children. The
results show that children, as well as in writing, use different expedients to read, some of which
coincide with those used for writing
Descrição
Palavras-chave
Linguagem, Expedientes de Leitura, Leitura, Alfabetização, Pedagogia Histórico-Crítica, Psicologia Histórico-Cultural, Language, Reading expedients, Reading in literacy, Historical-Critical Pedagogy, Historical-Cultural Psychology
Idioma
Português