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Publicação:
Desenvolvimento da leitura inicial na alfabetização na perspectiva da Psicologia Histórico-Cultural

dc.contributor.advisorManzoni, Rosa Maria [UNESP]
dc.contributor.authorSantos, Daiane Albertini Porto Vieira dos
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2022-11-23T11:56:25Z
dc.date.available2022-11-23T11:56:25Z
dc.date.issued2022-09-02
dc.description.abstractA leitura e a escrita são práticas frequentes nos dias atuais, pois vivemos em uma sociedade letrada e esses dois mecanismos de comunicação são essenciais para que os indivíduos consigam compreender o mundo e se relacionar com ele. Nesse contexto, esta pesquisa buscou investigar como se dá o processo de desenvolvimento da leitura em crianças no período de alfabetização. Dessa forma, buscamos compreender, embasados na Psicologia Histórico-Cultural, como ocorre a internalização da linguagem, além de compreender o processo da pré-história da escrita. A pesquisa realizada por Luria (2010) identificou os diferentes expedientes utilizados por crianças para escrever quando ainda não sabiam escrever. Assim, procurou-se, nesta pesquisa, investigar quais formas que os estudantes, que ainda não estavam alfabetizados, utilizaram para realizar a leitura, com o intuito de revelar as etapas essenciais do processo de significação na leitura de texto verbal. Para tanto, teve como objetivo identificar os expedientes usados pelas crianças para a realização da leitura durante o processo de alfabetização; analisar se os alfabetizandos usavam mais de um expediente no mesmo processo de leitura e verificar em quais etapas do processo de compreensão da comunicação, postuladas por Luria (2001), os sujeitos alcançaram no final da pesquisa interventiva. Para atingir tais objetivos foi elaborada uma sequência didática, fundamentada na Pedagogia Histórico-Crítica, para mediar o processo da leitura do semiótico ao linguístico, por meio da qual foram elaboradas e desenvolvidas atividades de leitura para uma turma de primeiro ano do ensino fundamental, de uma escola municipal de Bauru - SP. Após o experimento, foi realizada a análise das respostas obtidas, fundamentada na Psicologia Histórico-Cultural e na Dialética, buscando apreender o desenvolvimento ontogenético da leitura na criança. Os resultados demonstram que as crianças, assim como na escrita, utilizam-se de diversos expedientes para ler, sendo que alguns coincidem com aqueles usados para escrever.pt
dc.description.abstractReading and writing are frequent practices nowadays, as we live in a literate society and these two communication mechanisms are essential for individuals to be able to understand the world and relate to it. In this context, this research sought to investigate how the reading development process takes place in children during the literacy period. In this way, we seek to understand, based on Historical-Cultural Psychology, how the internalization of language takes place, in addition to understanding the process of the prehistory of writing. The research carried out by Luria (2010) identified the different devices used by children to write when they still did not know how to write. Thus, this research sought to investigate which ways students, who were not yet literate, used to read, in order to reveal the essential stages of the process of meaning in the reading of verbal text. To this end, it aimed to identify the expedients used by children to carry out reading during the literacy process; to analyze if the literacy students used more than one expedient in the same reading process and to verify in which stages of the communication comprehension process, postulated by Luria (2001), the subjects reached at the end of the interventional research. In order to achieve these objectives, a didactic sequence was elaborated, based on Historical-Critical Pedagogy, to mediate the process of reading from the semiotic to the linguistic, through which reading activities were developed and developed for a first year class of elementary school, from a municipal school in Bauru - SP. After the experiment, an analysis of the responses obtained was carried out, based on Historical-Cultural Psychology and Dialectics, seeking to apprehend the ontogenetic development of reading in children. The results show that children, as well as in writing, use different expedients to read, some of which coincide with those used for writingen
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamento
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/237474
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectLinguagempt
dc.subjectExpedientes de Leiturapt
dc.subjectLeiturapt
dc.subjectAlfabetizaçãopt
dc.subjectPedagogia Histórico-Críticapt
dc.subjectPsicologia Histórico-Culturalpt
dc.subjectLanguageen
dc.subjectReading expedientsen
dc.subjectReading in literacyen
dc.subjectHistorical-Critical Pedagogyen
dc.subjectHistorical-Cultural Psychologyen
dc.titleDesenvolvimento da leitura inicial na alfabetização na perspectiva da Psicologia Histórico-Culturalpt
dc.title.alternativeDevelopment of initial reading in literacy by the perspective of Historical-Cultural Psychologyen
dc.typeTrabalho de conclusão de cursopt
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, Baurupt
unesp.undergraduatePedagogia - FCpt

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