Publicação: O estado de bem-estar social e a educação da pessoa com deficiência na perspectiva inclusiva
Data
2019
Orientador
Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Editora Ibero-Americana de Educação
Tipo
Resumo
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
O presente ensaio suscita uma discussão que tem por objetivo investigar o cenário histórico no qual surgiram os termos deficiência e educação especial, através e, principalmente, durante o regime de Bem-Estar social instaurado durante o período da ditadura brasileira e as marcas deixadas na constituição das políticas sociais. Aborda-se a evolução das políticas públicas mais relevantes da área em âmbito nacional e estadual (São Paulo). Quando se fala em deficiência, em especial a deficiência intelectual, observa-se um ganho em direitos, devido ao fortalecimento de políticas públicas de um contingente populacional que, historicamente, esteve a margem da sociedade, em situação de segregação das mais diversas formas. Harmonizar educação e deficiência começou ganhar significado no pensamento iluminista, o qual considerou a questão da igualdade. Mais tarde, com a gênese do Estado de Bem-Estar Social, o Estado protagonizou a provisão de serviços sociais, iniciando o discurso dos direitos humanos e movimentos sociais.
Descrição
Palavras-chave
Idioma
Português