Publicação: O estado de bem-estar social e a educação da pessoa com deficiência na perspectiva inclusiva
dc.contributor.author | Lizeo, Ligia Maria de Almeida [UNESP] | |
dc.contributor.author | Santo, Stela Cezare do [UNESP] | |
dc.contributor.author | Monti, Luísa Leôncio [UNESP] | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2021-06-16T18:09:35Z | |
dc.date.available | 2021-06-16T18:09:35Z | |
dc.date.issued | 2019 | |
dc.description.abstract | O presente ensaio suscita uma discussão que tem por objetivo investigar o cenário histórico no qual surgiram os termos deficiência e educação especial, através e, principalmente, durante o regime de Bem-Estar social instaurado durante o período da ditadura brasileira e as marcas deixadas na constituição das políticas sociais. Aborda-se a evolução das políticas públicas mais relevantes da área em âmbito nacional e estadual (São Paulo). Quando se fala em deficiência, em especial a deficiência intelectual, observa-se um ganho em direitos, devido ao fortalecimento de políticas públicas de um contingente populacional que, historicamente, esteve a margem da sociedade, em situação de segregação das mais diversas formas. Harmonizar educação e deficiência começou ganhar significado no pensamento iluminista, o qual considerou a questão da igualdade. Mais tarde, com a gênese do Estado de Bem-Estar Social, o Estado protagonizou a provisão de serviços sociais, iniciando o discurso dos direitos humanos e movimentos sociais. | pt |
dc.description.affiliation | Universidade Estadual Paulista | |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | |
dc.description.sponsorshipId | 88882.432614/2019-01 | |
dc.description.version | Versão final do editor | pt |
dc.identifier.isbn | 9786586839005 | |
dc.identifier.lattes | 3809970684225089 | |
dc.identifier.lattes | 6021819258277196 | |
dc.identifier.lattes | 3519999475085077 | |
dc.identifier.orcid | 0000-0002-6858-2030 | |
dc.identifier.orcid | 0000-0002-6342-7752 | |
dc.identifier.orcid | 0000-0002-3342-4286 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/204986 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Editora Ibero-Americana de Educação | |
dc.relation.ispartof | Anais do XIV Encontro Ibero-Americano de Educação | pt |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | |
dc.subject | Políticas públicas | pt |
dc.subject | Direitos sociais | pt |
dc.subject | Inclusão | pt |
dc.subject | Educação | pt |
dc.title | O estado de bem-estar social e a educação da pessoa com deficiência na perspectiva inclusiva | pt |
dc.type | Resumo | |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Araraquara | pt |
unesp.department | Psicologia da Educação - FCLAR | pt |
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