Publicação:
Educação ambiental e o Ensino Fundamental em teses e dissertações no Brasil

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Data

2021

Orientador

Santana, Luiz Carlos

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Rio Claro - IB - Pedagogia

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de curso

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

A presente investigação trata de pesquisas sobre educação ambiental no ensino fundamental e objetivou identificar e compreender as seguintes questões: que concepções de educação ambiental e que práticas pedagógicas para o ensino fundamental estão presentes em pesquisas sobre educação ambiental? Que implicações pedagógicas nos espaços escolares são explicitadas nestas pesquisas? Para isso, foi realizada a pesquisa no banco de teses e dissertações do Projeto Farte - Estado da Arte em Educação Ambiental no Brasil. Inicialmente apresentou-se um breve histórico sobre o surgimento da Educação Ambiental no contexto do movimento ambientalista. No processo de consolidação da educação ambiental constata-se a pesquisa como um dos elementos importantes. Por conseguinte, identificou-se as correntes, conservadora e crítica, pelas quais a educação ambiental vem sendo desenvolvida no Brasil. Como proposta metodológica delimitaram-se como instrumento de coleta de dados: pesquisa bibliográfica no banco do Earte. Para a análise dos dados utilizou-se a análise de conteúdo para identificar e compreender as concepções de educação ambiental. A partir do material coletado, concluiu-se que as concepções pedagógicas de educação ambiental pesquisadas giram em torno da conscientização para respeitar e preservar o ambiente. Trata-se, então, de que essa educação tem como objetivo desenvolver a consciência para o respeito e a preservação do ambiente. Faz-se necessário, no entanto, o desenvolvimento crítico voltado para a educação ambiental, além do oferecimento de formação continuada com um enfoque ambiental, uma vez que o tema é atual, necessário, e já faz parte do cotidiano escolar.

Resumo (inglês)

This work aims to identify and comprehend the following questions: what conceptions of environmental education and what pedagogical practices for elementary education are present in research on environmental education? What pedagogical implications in school spaces are made explicit in these researches? For this, a survey was carried out on the website Earte - State of the Art in Environmental Education in Brazil. Initially, is presented a brief historical context was presented about the emergence of Environmental Education and the environmental movement concepts and ramifications. It is also presented the processes of objectification and anchoring. Thus, an understanding of education is exemplified in its broader sense, an environmental crisis comprehension, its contextualization based in local and international conferences and the conservative and critical currents that form the main framework for the environmental education developed in Brazil. To complement, it is explored the thematic of teacher formation and the introduction of the environmental education in the pedagogical practices of the teachers. As methodological proposition with instruments of collecting data are used bibliographic search on the Earte website. To analyze the data, it is used content analysis to identify and comprehend the representations of the environmental education. Based on the collected data, it is concluded that of the environmental education revolves around the awareness to respect and preserve the environment. Therefore, this education consists in a set of procedures aiming to develop the awareness to respect and to preserve the environment which is only considered on its natural aspects. It is necessary the development of critic related to the environmental education, beyond providing continuous formation also focused on environmental education, since the subject is current and it is part of the daily routine of the schools.

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Idioma

Português

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