Logotipo do repositório
 

Publicação:
Aprendizagem baseada em projetos: percepção dos estudantes a respeito da cooperatividade no trabalho em grupo

dc.contributor.authorSoares, Renan Farias
dc.contributor.authorTalamoni, Ana Carolina Biscaquini [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2021-10-20T13:36:01Z
dc.date.available2021-10-20T13:36:01Z
dc.date.issued2021-09
dc.description.abstractA Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) é uma metodologia ativa que torna as aulas mais participativas, colaborativas e permite que os discentes aprimorem competências, habilidades e atitudes, a partir de um trabalho cooperativo. Neste encaminhamento, o objetivo da presente pesquisa foi analisar a percepção de estudantes do Ensino Técnico Integrado ao Médio a respeito da cooperatividade no trabalho em grupo, mediante a elaboração e aplicação de uma sequência didática fundamentada na ABP. Seguindo os preceitos das Pesquisas Qualitativas em Educação, utilizou-se como instrumentos de coletas de dados a observação direta extensiva e a aplicação de questionários semiabertos. Os resultados demonstraram que os alunos se surpreenderam positivamente com a metodologia, relatando que, além de propiciar satisfação, a ABP contribuiu para a cooperação no trabalho em grupo, resultando em uma aprendizagem mais envolvente, divertida e motivadora.pt
dc.description.affiliationETEC Paulistano/Centro Paula Souza
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)
dc.identifier.citationSoares, Renan Farias; Talamoni, Ana Carolina Biscaquini. (2021). Aprendizagem Baseada em Projetos: Percepção dos estudantes a respeito da cooperatividade no trabalho em grupo. En Actas electrónicas del XI Congreso Internacional en Investigación en Didáctica de las Ciencias 2021. Aportaciones de la educación científica para un mundo sostenible, (págs. [Página números]). Lisboa: Enseñanza de las Ciencias. ISBN 978-84-123113-4-1pt
dc.identifier.isbn978-84-123113-4-1
dc.identifier.lattes1606024636127660
dc.identifier.lattes4487235425259358
dc.identifier.orcid0000-0003-0451-743X
dc.identifier.orcid0000-0001-8237-5831
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/214820
dc.language.isopor
dc.publisherEnseñanza de las Ciencias
dc.relationhttps://congresoenseciencias.org/actas/pt
dc.relationhttps://congresoenseciencias.org/wp-content/uploads/2021/09/Actas-Electronicas-del-XI-Congreso_compressed.pdfpt
dc.relationhttps://sites.google.com/view/ofantasticomundodabiologia/para-professorespt
dc.relation.ispartofActas electrónicas del XI Congreso Internacional en Investigación en Didáctica de las Ciencias 2021. Aportaciones de la educación científica para un mundo sosteniblept
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectProject-Based Learningen
dc.subjectPBLen
dc.subjectABPen
dc.subjectBiology teachingen
dc.subjectenseñanza de biologíaes
dc.subjectAprendizaje en base a proyectoses
dc.subjectcooperativityes
dc.subjectCooperatividades
dc.subjectCooperatividadept
dc.subjectAprendizagem Baseada em Projetospt
dc.subjectEnsino de Biologiapt
dc.titleAprendizagem baseada em projetos: percepção dos estudantes a respeito da cooperatividade no trabalho em grupopt
dc.title.alternativeProject-based learning: students' perceptions of cooperativity in group workpt
dc.title.alternativeAprendizaje basado en proyectos: percepción de los estudiantes sobre la cooperatividad en el trabajo en grupopt
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, Baurupt
unesp.departmentEducação - FCpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
soares_rf_posprint_bauru_aprendizagem.pdf
Tamanho:
642.71 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
2.24 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: