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Publicação:
Entre possibilidades: uma análise comparativa das habilidades de História do 6° ano nos Currículos do Estado de São Paulo (2010 - 2019)

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Orientador

Tezani, Thais Cristina Rodrigues

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Pedagogia - FC

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de curso

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

O presente trabalho tem como proposta a análise comparativa das habilidades presentes no documento dos Currículos do Estado de São Paulo de 2010 e de 2019, mais especificamente do 1° e do 4° bimestre de História do 6° ano, com o objetivo de compreender seu papel na formação de sujeitos históricos. Essa pesquisa deu-se de forma qualitativa e bibliográfica, e apoiou-se na metodologia de quadros-análise usando como base teórica para tal crítica o materialismo histórico-dialético através da corrente de ensino da pedagogia histórico-crítica. Além disso, para que tal análise ocorresse da melhor forma possível, foi efetuado um mapeamento do uso do termo habilidade e de suas definições nas legislações anteriores. Isto, junto a compreensão de como a pedagogia das competências promove o esvaziamento dos currículos escolares, permitiu a este trabalho adentrar aos questionamentos sobre como se configuram as habilidades nos Currículos crítico-reprodutivistas que se dizem comprometidos com a autonomia, os interesses e o cotidiano dos estudantes, mas não se preocupam em visar a instrumentalização dos indivíduos para sua emancipação. Esperamos, portanto, que este trabalho contribua de alguma forma para tal discussão.

Resumo (inglês)

The present work proposes the comparative analysis of the skills present in the document of the Curricula of the State of São Paulo of 2010 and 2019, more specifically of the 1st and 4th bimesters of History of the 6th year, with the objective of understanding their role in the formation of historical subjects. This research was carried out in a qualitative and bibliographical way, and was based on the framework-analysis methodology using historical-dialectical materialism as a theoretical basis for such criticism through the teaching current of historical-critical pedagogy. In addition, for such an analysis to occur in the best possible way, a mapping of the use of the term skill and its definitions in previous legislation was carried out. This, together with the understanding of how the pedagogy of competences promotes the emptying of school curricula, allowed this work to delve into the questions about how skills are configured in critical-reproductive curricula that are said to be committed to the autonomy, interests and daily lives of students. students, but they are not concerned with targeting the instrumentalization of individuals for their emancipation. We hope, therefore, that this work contributes in some way to such a discussion.

Descrição

Palavras-chave

Habilidades, Currículo, Currículo Paulista, São Paulo, Competência, Pedagogia histórico-crítica

Idioma

Português

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