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Publicação:
Álvaro Lins leitor do romance brasileiro: da recepção crítica ao legado teórico

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Orientador

Martins, Gilberto Figueiredo

Coorientador

Pós-graduação

Letras - FCLAS

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Tese de doutorado

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

Este trabalho visa a resgatar uma parte significativa da crítica literária de Álvaro Lins (1912-1970). Tendo produzido diversos textos sobre variados assuntos na imprensa da primeira metade do século XX, suas considerações sobre o romance brasileiro no livro Os mortos de sobrecasaca são o corpus principal desta pesquisa. No entanto, o trabalho começa investigando o surgimento do gênero em solo europeu e sua chegada ao Brasil. São também considerados os estudos de Lins sobre o romance europeu, em particular, Eça de Queirós e Marcel Proust. A seguir, traçam-se dois caminhos do romance, o tradicional e social, nos moldes do Realismo e do Naturalismo, permitindo investigar desde a prosa de Aluísio de Azevedo até a produção da primeira metade do século XX, com o romance regionalista e documental dos anos 1930: Amando Fontes, José Lins do Rego e Jorge Amado, entre outros. Por outro lado, tendo o romance moderno com incursões na memória como foco, avaliou a prosa psicológica, iniciando com Machado de Assis e alcança grandes expressões com a introspecção do século seguinte: Graciliano Ramos, Clarice Lispector, Érico Veríssimo, Lúcio Cardoso, Octávio de Faria etc. Neste panorama e estrutura, caminha-se para observar a teoria em sua crítica, a fim de observar seus mecanismos analíticos e interpretativos, bem como os elementos constituintes do romance segundo sua concepção. Seus estudos sobre o gênero, tanto em termos de procedimentos formais quanto temáticos, trazem à tona um inestimável legado teórico de um crítico que, muitas vezes, foi rotulado de “impressionista”. Mesmo colaborando sistematicamente nos jornais e produzindo no "calor da hora", esta tese atesta que Álvaro Lins foi leitor assíduo do romance nacional e universal, e aponta como analisou os principais elementos da composição do romance: personagem, técnica e estilo. Sua crítica e teoria revelam um ávido estudioso da produção nacional que deixou uma bibliografia de valor essencial para a história literária brasileira.

Resumo (português)

This work aims to rescue a significant portion of the literary criticism of Álvaro Lins (1912-1970). Having produced diverse texts about various subjects in the press of the first half of the 20th century, the research has its considerations about the Brazilian novel in the book Os mortos de sobrecasaca. However, the work begins by investigating the emergence of the gender on European soil and its arrival in Brazil. The critic's studies about European novel are also considered, in particular, Eça de Queirós and Marcel Proust. Then, tracing two ways of the novel, the traditional and social along the lines of Realism and Naturalism, allowed the critic to investigate since Aluísio de Azevedo's prose to the production of the first half of the 20th century, the regionalist and documentary novel of the years 1930: Amando Fontes, José Lins do Rego and Jorge Amado, among others. On the other hand, having the modern novel with incursions into memory, it made possible the reading of psychological prose. It begins with Machado de Assis and reaches great expressions with the introspection of the following century: Graciliano Ramos, Clarice Lispector, Érico Veríssimo, Lúcio Cardoso, Octávio de Faria etc. In this overview and structure, one walks to observe the theory in his criticism, in order to observe its analytical and interpretative mechanisms, as well as the constituent elements of the novel according to his conception. His studies of the genre, both in terms of formal and thematic procedures, reveal an invaluable theoretical legacy of a critic who was often labeled an “impressionist”. Even collaborating systematically in the newspapers and producing in the "heat of the hour", this thesis attests that Álvaro Lins was a frequent reader of the national and universal novel, and points out the main elements in the novel composition: character, technique and style. His criticism and theory reveal an avid scholar of prose production, so he left a bibliography of essential value for Brazilian literary history.

Descrição

Palavras-chave

Crítica literária, Álvaro Lins, teoria do romance

Idioma

Português

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