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Publicação:
Virgínia Woolf e as passagens subterrâneas do pensamento.

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Orientador

Amorim, Pablo Simpson Kilzer

Coorientador

Pós-graduação

Letras - IBILCE 33004153015P2

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Dissertação de mestrado

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

Este projeto busca analisar as relações entre a obra As Ondas da autora britânica Virginia Woolf e o conceito denominado rizoma dos filósofos franceses Gilles Deleuze e Félix Guattari, que, vistos em conjunto, nos proporcionam uma reflexão sobre o sistema de atalhos e desvios adotados na escrita contingencial da autora, onde a causalidade dos acontecimentos não é clara e os eventos individuais estão inter-relacionados, existindo enquanto múltiplos processos de troca, por uma rede que se expande em caminhos secretos. Os rizomas não estariam restritos a elementos unos e nem múltiplos, seriam multiplicidades, não possuiriam nem começo e nem fim, eles se encontrariam no meio, entre as coisas, com fronteiras movediças e sempre em expansão. O rizoma possuiria múltiplos caminhos e combinaria diferentes regimes de signos, como uma região continua de intensidades pulsando sobre si mesmas sem direção ou finalidade objetiva. Em As Ondas, os questionamentos internos e pessoais dos personagens se propagam de forma rizomática, seus sentimentos ecoam e são absorvidos pelas demais personagens e essas perspectivas são alternadas em espaços curtos e sem separações que delimitem de quem é a fala, cabendo ao leitor se dedicar a essa percepção. É possível observar um caráter rizomático na composição de As Ondas, uma vez que a narrativa salta de uma personagem para outra de uma maneira não hierárquica, onde cada expressão individual dessas personagens tem tanto poder quanto todo o sistema central da narrativa. A obra explora conceitos de constante movimento e a inevitabilidade de lutar contra o fluxo natural dos acontecimentos cotidianos aparentemente desprovidos de significado.

Resumo (inglês)

This project analyzes the relationship between The Waves by British author Virginia Woolf and the concept called rhizome by French philosophers Gilles Deleuze and Félix Guattari, which, taken together, provided us with a reflection on the system of shortcuts and detours adopted in contingency writing by the author, where the causality of events is not clear and individual events are interrelated, existing as multiple processes of exchange, through a network that expands in secret and autonomous ways. The rhizomes would not be restricted to single or multiple elements, they would be multiplicities, they would have neither beginning nor end, they would be found in the middle, between things, their borders are moved and are always expanding. The rhizome would have multiple paths and would combine different regimes of signs, like a continuous region of intensities pulsating on itself without direction or objective purpose. In The Waves, the internal and personal questions of the characters are propagated in a rhizomatic way, their feelings echo and are absorbed by the other characters and these perspectives are alternated in short spaces and without separations that delimit who is speaking, leaving it up to the reader to dedicate himself to that perception. It is possible to observe a rhizomatic character in the composition of The Waves, since the narrative jumps from one character to another in a non-hierarchical way, where each individual expression of these characters has as much power as the entire central system of the narrative. The work explores concepts of constant movement and the inevitability of fighting the natural flow of seemingly meaningless everyday events.

Descrição

Palavras-chave

Virginia Woolf, Deleuze, Rizoma, As ondas, Rhizome, The waves

Idioma

Português

Como citar

GARCIA, Ludmila Loquette. Virgínia Woolf e as passagens subterrâneas do pensamento. 2024. 128 f. Dissertação (Mestrado em Letras ) – Universidade Estadual Paulista (Unesp), Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas (Ibilce), São José do Rio Preto, 2024.

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