Entre o riso e a morte: reflexões satíricas e filosóficas em as intermitências da morte (2005), de José Saramago
Carregando...
Data
Autores
Orientador
Ferreira, Aparecida Sandra 

Coorientador
Pós-graduação
Letras - FCLAS
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Dissertação de mestrado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Este trabalho possui o objetivo de analisar os recursos da sátira menipeia do romance As
intermitências da morte, de José Saramago. O estudo identificou a utilização da sátira
como modo de elaboração e abordagem para dissertar e refletir sobre a convivência do
homem com a morte. O embasamento teórico deste trabalho são as leituras
complementares que auxiliam no entendimento desta investigação, as obras de Soethe
(1988), Hodgart (1969), Jolles (1976), entre outros autores que foram determinantes para
esclarecer as manifestações satíricas identificadas no romance – a ridicularização, o
rebaixamento e o mundo às avessas. O estudo ampara-se ainda em leituras das obras de
Aguilera (2010), Berrini (1998), Reis (1998) entre outros para refletir sobre a produção
literária de José Saramago. Desta maneira, a dissertação apresentará resultados que
tratam da utilização dos recursos cômicos na obra saramaguiana como forma de
contribuição quanto à possibilidade de a Literatura representar o processo de finitude
para os leitores, corroborando na elaboração das reflexões sobre o luto e a angústia por
meio do riso dirigido às distorções promovida pela sociedade em torno da morte. A obra
As intermitências da morte, portanto, promove a consciência e a reflexão no leitor ao
apresentar os comportamentos repreensíveis da sociedade contemporânea diante da
morte: a recusa, o distanciamento, a patologização e o terror relacionado à finitude.
Sendo assim, José Saramago coloca esses comportamentos sob uma lente crítica e, a
partir disso, apresenta e questiona as motivações amplamente relacionadas ao tema da
morte.
Resumo (inglês)
This work aims to analyze the features of menippean satire in the novel Death with
interruptions, by José Saramago. The study identified the use of satire as a method of
elaboration and approach to discuss and reflect on man's coexistence with death. The
theoretical basis of this work is the complementary readings that help in understanding
this investigation, the works of Soethe (1988), Hodgart (1969), Jolles (1976), among
other authors who were decisive in clarifying the satirical manifestations identified in the
novel - the ridicule, demotion and the world turned upside down. The study is also
supported by readings of the works of Aguilera (2010), Berrini (1998), Reis (1998)
among others to reflect on the literary production of José Saramago. In this way, the
dissertation will present results that deal with the use of comic resources in Saramago's
work as a form of contribution regarding the possibility of Literature representing the
process of finitude for readers, corroborating the elaboration of reflections on mourning
and anguish through laughter directed at the distortions promoted by society around
death. The work Death with interruptions, therefore, promotes awareness and reflection
in the reader by presenting the reprehensible behaviors of contemporary society in the
face of death: refusal, distancing, pathologization and terror related to finitude.
Therefore, José Saramago places these behaviors under a critical lens and, from this,
presents and questions the motivations broadly related to the theme of death.
Descrição
Palavras-chave
As intermitências da morte, Sátira, Saramago, José, 1922-2010, Morte, Satire, Death with interruptions
Idioma
Português
Citação
MEDEIRAS, Natália Kanashiro de. Entre o riso e a morte : reflexões satíricas e filosóficas em As intermintências da morte (2005), de José Saramago. 2024. 88 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Faculdade de Ciência e Letras, Universidade Estadual Paulista - UNESP, Assis, 2023.

