Logotipo do repositório
 

Publicação:
A biblioteca pública latino-americana na formação do pequeno leitor literário: análise comparada entre Brasil e Colômbia

dc.contributor.advisorSouza, Renata Junqueira de
dc.contributor.authorRodríguez, María Paula Obando
dc.date.accessioned2023-09-28T19:08:49Z
dc.date.available2023-09-28T19:08:49Z
dc.date.issued2023-08-01
dc.description.abstractO presente trabalho de caráter dissertativo está vinculado à linha de pesquisa “Processos Formativos, Ensino e Aprendizagem” do programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente. Parte-se do sensivelmente frágil reconhecimento institucional da Biblioteca Pública – (BP) latino-americana no que se refere à formação leitora literária das crianças em virtude de cinco aspectos centrais: o modelo bibliotecário latino-americano como herança ocidental, o modelo de leitura assumido nos parâmetros da escolarização, o consequente analfabetismo bibliotecário, a falta de investimento na BP e a ausência de delineamentos metodológicos para o desenvolvimento integral da BP latino-americana. Nesse sentido, o objetivo principal da pesquisa é contribuir para o delineamento do projeto educativo bibliotecário latino-americano na formação do Pequeno Leitor Literário – (PLL) por meio de uma análise comparada dos ambientes, dos serviços bibliotecários para crianças, das atividades de leitura e dos discursos bibliotecários entre a Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato da cidade de São Paulo/ Brasil e a Biblioteca Pública Gabriel García Márquez da cidade de Bogotá/ Colômbia. Entretanto, erigido nos marcos da biblioteconomia comparada (MIRANDA, 1982), (LOR, 2005), o desenvolvimento metodológico contempla a sistematização da experiência investigativa em cada biblioteca que, por sua vez, inclui observações, anotações de campo, registros fotográficos e entrevistas semiestruturadas aos(as) mediadores(as) de leitura da Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato e mediadores(as) de leitura da BP Gabriel García Márquez. Uma vez sistematizadas tais experiências, efetiva-se a justaposição das mesmas e estabelecem-se categorias comparadas de análise. Os resultados evidenciam a importância da presença tanto do(a) mediador(a) de leitura, quanto do(a) bibliotecário(a) na sala de leitura infantil para consolidar processos de formação leitora literária fundamentados nas principais necessidades e realidades sociais das crianças.pt
dc.description.abstractThis dissertation work is linked to the line of research “Formative Processes, Teaching and Learning” of the Graduate Program in Education at Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente. It starts with the sensitively fragile institutional recognition of the Latin American Public Library – (BP) with regard to the literary reading formation of children due to five central aspects: the Latin American librarian model as a western heritage, the assumed reading model in schooling parameters, the consequent librarian illiteracy, the lack of investment in BP and the absence of methodological outlines for the integral development of Latin American BP. In this sense, the main objective of the research is to contribute to the recognition and functional design of the Latin American BP in the formation of the Little Literary Reader - (PLL) through a comparative analysis of environments, services for children, reading practices and of librarian discourses between the Monteiro Lobato Children's Library in the city of São Paulo/Brazil and the Gabriel García Márquez Public Library in the city of Bogotá/Colombia. However, built within the framework of comparative librarianship (MIRANDA, 1982), (LOR, 2005), the methodological development contemplates the systematization of the investigative experience in each library, which, in turn, includes observations, field notes, photographic records and semi-structured interviews to reading mediators and librarians. Once such experiences are systematized, they are juxtaposed and comparative categories of analysis are established. The results show the importance of the presence of both the reading mediator and the librarian in the children's reading room to consolidate literary reading training processes based on the main needs and social realities of children.en
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
dc.description.sponsorshipIdFAPESP: 2021/11053-4
dc.description.sponsorshipIdCAPES: 001
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/11449/250798
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectBiblioteca públicapt
dc.subjectFormação leitorapt
dc.subjectCriançaspt
dc.subjectLeitor literáriopt
dc.subjectBiblioteconomia comparadapt
dc.subjectPublic libraryen
dc.subjectLiterary readeren
dc.subjectComparative librarianshipen
dc.subjectChildrenen
dc.titleA biblioteca pública latino-americana na formação do pequeno leitor literário: análise comparada entre Brasil e Colômbiapt
dc.title.alternativeLa biblioteca pública latinoamericana en la formación del pequeño lector literario: análisis comparado entre Brasil y Colombiaes
dc.typeDissertação de mestrado
dc.typeDissertação de mestradopt
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia, Presidente Prudentept
unesp.embargo6 meses após a data da defesa
unesp.examinationboard.typeBanca pública
unesp.graduateProgramEducação - FCT 33004129044P6
unesp.knowledgeAreaEducação
unesp.researchAreaProcessos formativos, ensino e aprendizagem

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
rodriguez _mpo_me_prud_int.pdf
Tamanho:
1.35 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
rodriguez _mpo_me_prud_par.pdf
Tamanho:
407.15 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
3.02 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: