Logotipo do repositório
 

Publicação:
Memórias de professoras: caderno diário para quê?

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Orientador

Leite, César Donizetti Pereira

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Pedagogia - IBRC

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de curso

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (inglês)

This study aimed to discuss how the daily notebooks, have become a great ally of the Basic Education teachers in their daily course records, trying to show some of the development of these reflections contained in notes, on day to day living class experienced with their students, their activities and situations that occurred during the weeks. In addition to recording all events applied and lived with the children every day, also serves as a way to save your memories, activities that have worked and also what went wrong, so that over the years, can be relived the memories experienced in the classroom and to the development of instruments in future classes, as each group of children calls for a different kind of care and different ways of teaching. The reviewed notebook, this work brings different classes of reports of teaching done in a private kindergarten school in the city of Rio Claro / SP, as a differentiated way to review the methods themselves, through my experience with the teachers and students in the school environment

Resumo (português)

Este estudo teve por objetivo discutir como o caderno diário, passou a ser um grande aliado das professoras de Educação Infantil, em sua trajetória diária de registros, procurando mostrar um pouco do desenvolvimento dessas reflexões contidas em anotações, sobre do dia a dia em sala de aula vivenciado com seus alunos, suas atividades e situações ocorridas durante as semanas dentro do contexto escolar. Além de registrar todos os acontecimentos aplicado e vivenciado com as crianças a cada dia, também serve como um modo de guardar suas memórias, as atividades que deram certo e também as que deram errado, para que com o passar dos anos, possam ser revividas as memorias vivenciadas em sala de aula e dar meios de aperfeiçoamento em aulas futuras, visto que cada turma de crianças pede um tipo de cuidado diferente e modos variados de ensino. O caderno analisado, neste trabalho traz relatos de turmas diferentes do ensino feito em uma escola de educação infantil particular da cidade de Rio Claro/SP, como forma diferenciada de rever os próprios métodos, através da minha vivência junto a professoras e alunos no ambiente escolar. Assim como mostra toda a trajetória contida de experiências adquiridas e que podem vir a servir de ajuda para outras colegas de trabalho

Descrição

Palavras-chave

Educação de crianças, Auto-avaliação, Professores - Atitudes, Professores - Formação, Freinet, Metodo de educação, Education

Idioma

Português

Como citar

LANDIM, Anelisa. Memórias de professoras: caderno diário para quê?. 2016. 40 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro), 2016.

Itens relacionados

Financiadores

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação