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Publicação:
O acolhimento à crianças em situação de refúgio nas séries iniciais do ensino fundamental: contribuições a partir da teoria de D. W. Winnicott

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Orientador

Wiezzel, Andreia Cristiane Silva

Coorientador

Pós-graduação

Educação - FCT

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Dissertação de mestrado

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

Esta pesquisa insere-se no Programa de Pós-Graduação em Educação, da Faculdade de Ciências e Tecnologia, da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – FCT/UNESP, na linha de pesquisa 3: Processos formativos, infância e juventude. A investigação teve, como objetivo geral, a proposta de compreender como a escola, por meio de um trabalho de acolhimento, pode contribuir à inclusão de crianças em situação de refúgio, ingressantes nas séries iniciais do ensino fundamental de escolas públicas. Para tanto, teve como objetivos específicos: caracterizar, do ponto de vista de Winnicott, o desenvolvimento emocional da criança; identificar, ainda com base no autor, os possíveis impactos emocionais do refúgio; compreender os conceitos e os processos que envolvem o acolhimento e discutir como a escola pode contribuir, por meio do acolhimento, à inclusão da criança em situação de refúgio no ambiente escolar. A investigação, de cunho qualitativo, foi desenvolvida por meio da pesquisa exploratória. Os dados foram analisados com base na teoria de Winnicott e de outros autores que se destacaram no levantamento bibliográfico das bases de dados. Os resultados mostraram que os impactos do refúgio são bastante significativos, expondo as crianças e suas famílias a muitas situações de vulnerabilidades, razão pela qual é fundamental que as escolas desenvolvam formas de acolhimento, com o apoio e o amparo às práticas pedagógicas específicas para as crianças que vivenciaram o refúgio.

Resumo (inglês)

This research is part of the Postgraduate Program in Education, at the Faculty of Science and Technology, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – FCT/UNESP, in research line 3: Formative processes, childhood and youth. The investigation had, as a general objective, the proposal to analyze how the school, through welcoming work, can contribute to the inclusion of children in refugee situations, entering the initial grades of elementary education in public schools. Therefore, it had the following specific objectives: to characterize, from Winnicott’s point view, the emotional development of child; identify, still based on the author, the possible emotional impacts of the refugee; understand the concepts and the processes that involve welcoming and discuss how the school can contribute, through welcoming, to the inclusion of children in a situation of refuge in the school environment. The investigations, of a qualitative nature, was developed through exploratory research. Data were analyzed based on the theory of Winnicott and others authors who stood out in the bibliographic survey of databases. The results showed that the impacts of refuge are quite significant, exposing children and their families to many situations of vulnerability, which is why it is essential that schools develop forms of welcoming, with assistance and support for specific pedagogical practices for children who experienced the refuge.

Descrição

Palavras-chave

Acolhimento, Crianças em situação de refúgio, Ensino fundamental, Winnicott, Welcoming, Refugee children, Elementary school

Idioma

Português

Como citar

TEIXEIRA, Marcia. O acolhimento à crianças em situação de refúgio nas séries iniciais do ensino fundamental: contribuições a partir da teoria de D. W. Winnicott. Andreia Cristiane Silva Wiezzel. 2024. 109 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, São Paulo, Presidente Prudente, 2023.

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