Logotipo do repositório
 

Publicação:
O acolhimento à crianças em situação de refúgio nas séries iniciais do ensino fundamental: contribuições a partir da teoria de D. W. Winnicott

dc.contributor.advisorWiezzel, Andreia Cristiane Silva [UNESP]
dc.contributor.authorTeixeira, Marcia [UNESP]
dc.date.accessioned2024-02-16T11:42:44Z
dc.date.available2024-02-16T11:42:44Z
dc.date.issued2023-10-16
dc.description.abstractEsta pesquisa insere-se no Programa de Pós-Graduação em Educação, da Faculdade de Ciências e Tecnologia, da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – FCT/UNESP, na linha de pesquisa 3: Processos formativos, infância e juventude. A investigação teve, como objetivo geral, a proposta de compreender como a escola, por meio de um trabalho de acolhimento, pode contribuir à inclusão de crianças em situação de refúgio, ingressantes nas séries iniciais do ensino fundamental de escolas públicas. Para tanto, teve como objetivos específicos: caracterizar, do ponto de vista de Winnicott, o desenvolvimento emocional da criança; identificar, ainda com base no autor, os possíveis impactos emocionais do refúgio; compreender os conceitos e os processos que envolvem o acolhimento e discutir como a escola pode contribuir, por meio do acolhimento, à inclusão da criança em situação de refúgio no ambiente escolar. A investigação, de cunho qualitativo, foi desenvolvida por meio da pesquisa exploratória. Os dados foram analisados com base na teoria de Winnicott e de outros autores que se destacaram no levantamento bibliográfico das bases de dados. Os resultados mostraram que os impactos do refúgio são bastante significativos, expondo as crianças e suas famílias a muitas situações de vulnerabilidades, razão pela qual é fundamental que as escolas desenvolvam formas de acolhimento, com o apoio e o amparo às práticas pedagógicas específicas para as crianças que vivenciaram o refúgio.pt
dc.description.abstractThis research is part of the Postgraduate Program in Education, at the Faculty of Science and Technology, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – FCT/UNESP, in research line 3: Formative processes, childhood and youth. The investigation had, as a general objective, the proposal to analyze how the school, through welcoming work, can contribute to the inclusion of children in refugee situations, entering the initial grades of elementary education in public schools. Therefore, it had the following specific objectives: to characterize, from Winnicott’s point view, the emotional development of child; identify, still based on the author, the possible emotional impacts of the refugee; understand the concepts and the processes that involve welcoming and discuss how the school can contribute, through welcoming, to the inclusion of children in a situation of refuge in the school environment. The investigations, of a qualitative nature, was developed through exploratory research. Data were analyzed based on the theory of Winnicott and others authors who stood out in the bibliographic survey of databases. The results showed that the impacts of refuge are quite significant, exposing children and their families to many situations of vulnerability, which is why it is essential that schools develop forms of welcoming, with assistance and support for specific pedagogical practices for children who experienced the refuge.en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
dc.description.sponsorshipIdCAPES: 001
dc.identifier.capes33004129044P6
dc.identifier.citationTEIXEIRA, Marcia. O acolhimento à crianças em situação de refúgio nas séries iniciais do ensino fundamental: contribuições a partir da teoria de D. W. Winnicott. Andreia Cristiane Silva Wiezzel. 2024. 109 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, São Paulo, Presidente Prudente, 2023.
dc.identifier.doihttps://orcid.org/0009-0002-1501-0685
dc.identifier.latteshttp://lattes.cnpq.br/0732734020326728
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0009-0002-1501-0685
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/11449/253309
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso abertopt
dc.subjectAcolhimentopt
dc.subjectCrianças em situação de refúgiopt
dc.subjectEnsino fundamentalpt
dc.subjectWinnicottpt
dc.subjectWelcomingen
dc.subjectRefugee childrenen
dc.subjectElementary schoolen
dc.titleO acolhimento à crianças em situação de refúgio nas séries iniciais do ensino fundamental: contribuições a partir da teoria de D. W. Winnicottpt
dc.title.alternativeWelcome children in refuges situations in the early grades of elementary school: contributions based on the D. W. Winnicott's theoryen
dc.typeDissertação de mestradopt
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia, Presidente Prudentept
unesp.embargoOnlinept
unesp.examinationboard.typeBanca públicapt
unesp.graduateProgramEducação - FCTpt
unesp.knowledgeAreaEducaçãopt
unesp.researchAreaLinha de pesquisa 3: Processos formativos, infância e juventudept

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
teixeira_m_me_prud
Tamanho:
1.27 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
3.03 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: