Logotipo do repositório
 

Publicação:
As multiplicidades espaciais na comunicação midiática digital

dc.contributor.advisorDomingos, Adenil Alfeu [UNESP]
dc.contributor.authorGil, Adeline Gabriela Silva [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2014-06-11T19:24:02Z
dc.date.available2014-06-11T19:24:02Z
dc.date.issued2008-08-27
dc.description.abstractO processo pesquisado é o de criação de espaços no encontro entre o usuário, ou coletivos interagentes, e a hipermídia, enquanto interface digital de comunicação, tanto em sua concepção quanto no momento da interação. Para essa investigação, foram selecionadas algumas produções experimentais, das quais destacamos: Reactable (http://reactable.iua.upf.edu/), uma interface multi-toque que funciona como um meio pelo qual o usuário atualiza um virtual na forma de imagens e sons; Poétrica (http://www.poetrica.net/), que aborda processos de comunicação engendrados pela conexão do humano com dispositivos e redes de comunicação à distância e as smart mobs, um fenômeno emergente que aponta para a diversidade de tendências de uso da mídia interativa, compondo uma cartografia que indica relações que essas experimentações estabelecem com territórios e subjetividades; seus processos de virtualização e atualização, bem como sua capacidade de estimular novas relações espaço-temporais, as relações de poder envolvidas, entre outras. A cartografia (Deleuze e Guattari) traça um mapa, aberto por natureza, capaz de relacionar os signos de em território às forças que concorrem para configurá-lo. Uma tal cartografia contribui para o campo da comunicação à medida em que espaços, relações sociais e processos de individuação são cada vez mais condicionados (e não determinados) a novas práticas comunicacionais na contemporaneidade. A criação implica uma ética e uma estética, pois trata de questões que envolvem dimensões sociais, tecnológicas, científicas, culturais, políticas, econômicas e mesmo epistemológicas, em diagramas sempre em transformaçãopt
dc.description.abstractThe research aims to trace a cartography of processes that are related to the creation of spaces, when a human being or collectives meet, interact or concept a hypermedia, as a digital communication interface. Some experimental productions were selected for that purpose, such as: Reactable (http://reactable.iua.upf.edu/), a multi‐touch interface which establishes complex relations with the Virtual through an interaction that creates images and sounds; Poetrica (http://www.poetrica.net/), which deals with communication processes generated by the connection between humans, communication networks and wireless devices; and the smart mobs, an emerging phenomena that points to a diversity of use tendencies of interactive media. These experiments, among others, compose a map that indicates relations with territories and subjectivities; their processes of virtualization and differentiation, as well as their ability to stimulate new relations with space‐time dimensions, the power relations that are involved, and so on. The cartography (Deleuze and Guattari) draws an open map, capable of linking the signs of a territory to the forces that contribute to its configuration. Such a mapping contributes to the field of communication as long as the spaces, social relations and individualization processes are increasingly constrained (not determined) to the new communication practices in the contemporaneity. The creation implies an ethical and aesthetic paradigm, because it deals with questions that involve social, technological, scientific, cultural, political, economic and even epistemological dimensions, composing diagrams in permanent transformationen
dc.description.sponsorshipUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.format.extent105 f. : il.
dc.identifier.aleph000616580
dc.identifier.capes33004056081P4
dc.identifier.citationGIL, Adeline Gabriela Silva. As multiplicidades espaciais na comunicação midiática digital. 2008. 105 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2008.
dc.identifier.filegil_ags_me_bauru.pdf
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/89385
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceAleph
dc.subjectMídia digitalpt
dc.subjectComunicaçãopt
dc.subjectInteratividadept
dc.subjectMultiplicidadept
dc.subjectDigital mediaen
dc.subjectCommunicationen
dc.subjectInteractivityen
dc.titleAs multiplicidades espaciais na comunicação midiática digitalpt
dc.typeDissertação de mestrado
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design, Baurupt
unesp.graduateProgramComunicação - FAACpt
unesp.knowledgeAreaComunicação midiáticapt
unesp.researchAreaProdução de sentido na comunicação midiáticapt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
gil_ags_me_bauru.pdf
Tamanho:
1.09 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format