Publicação: Aprendizagem virtual de geometria euclidiana espacial: interações entre alunos do ensino superior e mídias digitais
Carregando...
Arquivos
Data
Autores
Orientador
Schio, Rúbia Barcelos Amaral 

Coorientador
Pós-graduação
Educação Matemática - IGCE 33004137031P7
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Tese de doutorado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
O objetivo desta pesquisa é investigar como as interações entre alunos e mídias promovem a reorganização do pensamento para a produção de conhecimento de conceitos da Geometria Euclidiana Espacial em uma disciplina da Graduação em Matemática, em tempos de pandemia. A pesquisa qualitativa foi realizada no ambiente natural do Ensino Remoto Emergencial em que a sala de aula virtual foi o Google Meet; o ambiente virtual de aprendizagem para compartilhamento de informações, o Google Classroom; além do grupo de Whatsapp para diálogos entre a professora e os alunos. Os participantes da pesquisa foram 24 alunos do terceiro período da disciplina Geometria Euclidiana Espacial do curso de Graduação em Matemática da Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho – UNESP/Rio Claro. Os designs e redesigns da investigação estiveram amparados nos princípios da pesquisa baseada em design – DBR. Os dados foram produzidos por meio de notas de campo, questionários, entrevista, Whatsapp, gravação das aulas, chats e arquivos enviados via Google Classroom. Conforme as medidas de isolamento social adotadas devido à pandemia da COVID-19, todos esses procedimentos foram realizados de maneira totalmente online. As ideias de Lévy sobre virtual, virtualização, ciberespaço, cibercultura e inteligência coletiva, assim como o construto seres-humanos-com-mídias encampados por Borba e Vilarreal, além de alguns autores que versam sobre visualização e Educação Matemática constituíram os referenciais teóricos que alicerçaram a análise dos dados desta pesquisa. A análise dos dados apontou que a realização de diferentes atividades por um coletivo de estudantes-com-mídias reorganiza o pensamento desses indivíduos, levando à produção de conhecimento de conceitos da Geometria Euclidiana Espacial, em que a visualização faz parte do processo de pensar e fazer matemática pelo coletivo. Os refinamentos realizados no ciclo iterativo da DBR possibilitaram a análise e redesigns com a proposição de novas atividades em cada fase da pesquisa. Além disso, as interações entre estudantes e professora pelo WhatsApp, a afetividade mais aflorada, o diálogo durante e após as aulas em ambiente virtual, as discussões realizadas em grupos e uma avaliação elaborada pelo próprio coletivo estudantes-com-mídias, com essa mudança do ensino presencial para medida emergencial de ensino remoto devido ao vírus da COVID-19 aliados à experimentação com tecnologias e a visualização como processo inerente da produção de conhecimentos da GEE, trouxe-nos um contexto novo, o da aprendizagem virtual – AV.
Resumo (inglês)
The aim of this research is to investigate how interactions between students and media promote the reorganization of thinking for the production of knowledge of concepts in Spatial Euclidean Geometry in a Mathematics undergraduate course, in times of pandemic. The qualitative research was conducted in the natural environment of Emergency Remote Teaching, where the virtual classroom was Google Meet; the virtual learning environment for information sharing was Google Classroom; in addition to the WhatsApp group for dialogues between the teacher and the students. The research participants were 24 third-semester students of the Spatial Euclidean Geometry course in the Mathematics undergraduate program at State University Júlio de Mesquita Filho – UNESP/Rio Claro. The designs and redesigns of the investigation were supported by the principles of Design-Based Research – DBR. Data were produced through field notes, questionnaires, interviews, WhatsApp, recordings of classes, chats, and files sent via Google Classroom. Due to the social isolation measures adopted due to the COVID-19 pandemic, all these procedures were carried out entirely online. The ideas of Lévy about the virtual, virtualization, cyberspace, cyberculture, and collective intelligence, as well as the construction of human-beings-with-media adopted by Borba and Vilarreal, in addition to some authors who deal with visualizations and Mathematics Education, constituted the theoretical references that underpinned the analysis of data from this research. The data analysis pointed out that the use of different activities by a collective of students-with-media reorganizes the thinking of these individuals, leading to the production of knowledge of concepts in Spatial Euclidean Geometry, in which visualization is part of the process of thinking and doing mathematics by the collective. The refinements made in the iterative cycle of DBR enabled analysis and redesigns with the proposition of new activities at each phase of the research. Furthermore, interactions between students and the teacher on WhatsApp, the more pronounced affectivity, dialogue during and after class in the virtual environment, discussions held in groups, and an assessment elaborated by the collective of students-with-media, with this change from face-to-face teaching to emergency remote teaching due to the COVID-19 virus, combined with experimentation with technologies and visualization as an inherent process of knowledge production in Spatial Euclidean Geometry, brought us a new context, that of virtual learning – VL.
Resumo (espanhol)
El objetivo de esta investigación es averiguar cómo las interacciones entre los estudiantes y los medios de comunicación promueven la reorganización del pensamiento para la producción de conocimientos de conceptos de Geometría Euclidiana Espacial en una asignatura del Grado en Matemáticas, en tiempos de pandemia. La investigación cualitativa se llevó a cabo en el entorno natural de la Enseñanza Remota de Emergencia, donde el aula virtual fue Google Meet; el entorno virtual de aprendizaje para compartir información fue Google Classroom; además del grupo de WhatsApp para el diálogo entre la profesora y los alumnos. Los participantes de la investigación fueron 24 estudiantes del tercer período de la asignatura de Geometría Euclidiana Espacial del curso de Grado en Matemáticas de la Universidad Estatal Júlio de Mesquita Filho – UNESP/Rio Claro. Los diseños y rediseños de la investigación se basaron en los principios de la investigación basada en el diseño – DBR. Los datos se produjeron mediante notas de campo, cuestionarios, entrevistas, WhatsApp, grabaciones de clases, chats y archivos enviados a través de Google Classroom. Debido a las medidas de aislamiento social adoptadas debido a la pandemia de COVID-19, todos estos procedimientos se realizaron completamente en línea. Las ideas de Lévy sobre lo virtual, la virtualización, el ciberespacio, la cibercultura y la inteligencia colectiva, así como la construcción del ser-humano-con-medios adoptadas por Borba y Vilarreal y algunos autores que tratan sobre la visualización y la Educación Matemática constituyeron los marcos teóricos que fundamentaron el análisis de los datos de esta investigación. El análisis de los datos señaló que el uso de diferentes actividades por parte de un colectivo de estudiantes-con-medios reorganiza el pensamiento de estos individuos, lo que lleva a la producción de conocimientos de conceptos de Geometría Euclidiana Espacial, en los que la visualización es parte del proceso de pensar y hacer matemáticas por parte del colectivo. Los refinamientos realizados en el ciclo iterativo de DBR posibilitaron el análisis y rediseños con la proposición de nuevas actividades en cada fase de la investigación. Además, las interacciones entre estudiantes y profesores en WhatsApp, la afectividad más marcada, el diálogo durante y después de la clase en el entorno virtual, las discusiones realizadas en grupos y una evaluación elaborada por el propio colectivo de estudiantes-con-medios, con este cambio de la enseñanza presencial a la enseñanza remota de emergencia debido al virus de la COVID-19, junto con la experimentación con tecnologías y la visualización como proceso inherente a la producción de conocimientos de Geometría Euclidiana Espacial, nos ha traído un nuevo contexto, el del aprendizaje virtual – AV.
Descrição
Palavras-chave
Geometria euclidiana espacial, Tecnologias digitais, Aprendizagem virtual, Princípio baseado em design, Visualização, Spatial euclidean geometry, Digital technologies, Virtual learning, Design-based principle, Visualization, Geometría euclidiana espacial, Tecnologías digitales, Aprendizaje virtual, Principio basado en el diseño, Visualización
Idioma
Português