Logotipo do repositório
 

Publicação:
Uma análise crítica e reflexões sobre os métodos de ensino de percepção

Carregando...
Imagem de Miniatura

Orientador

Castro, Rafael Y

Coorientador

Silva Neto, João Marcondes da

Pós-graduação

Curso de graduação

São Paulo - IA - Música

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de curso

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

O presente trabalho busca entender as relações entre a prática e a teoria musical diante de diversos projetos e processos de ensino e aprendizagem, levando em conta todo o dinamismo do mundo contemporâneo e buscando entender toda a construção da ideia que se tem de passado. Os questionamentos que embasam o trabalho não possuem respostas necessariamente pragmáticas, porém, através do uso de recortes muito específicos, pode-se alcançar respostas satisfatórias para contextos específicos. A pergunta “O que é música?” traça uma linha histórica sobre como o material musical foi trabalhado dentro da sociedade ocidental, a pergunta “O que é percepção?” se aprofunda em respostas sobre o corpo humano quase adentrando no território da neurociência, a pergunta "O que é educação e como ela se articula com a contemporaneidade?” utiliza aporte teórico legal e filosófico para ligar os pontos anteriores e se articular com as respostas obtidas através das entrevistas. Entender as experiências prévias pode ajudar a reinterpretar o passado, alterar o presente e moldar um futuro no qual o ensino de música não seja entendido como nada menos que básico, para todes.

Resumo (inglês)

This essay seeks to understand the relationships between music practice and theory in the face of various teaching and learning projects and processes, taking into account the dynamism of the contemporary world and seeking to understand the entire construction of the idea that one has of the past. The questions that underpin the paper do not necessarily have pragmatic answers, however, through the use of very specific excerpts, satisfactory answers can be reached for specific but important contexts. The question “What is music?” traces a historical line on how musical material was worked on within Western society; the question “What is perception?” delves into answers about the human body, almost entering the territory of neuroscience; the question “What is education and how does it articulate with contemporaneity?” uses legal and philosophical theoretical support to connect the previous points and articulate with the answers obtained through the interviews. Understanding previous experiences can help to reinterpret the past, change the present and shape a future in which music education is not understood as anything less than basic, for everyone.

Descrição

Palavras-chave

Música - Instrução e estudo, Teoria musical, Percepção musical, Educação

Idioma

Português

Como citar

PAZ, João Luiz Ferreira da. Uma análise crítica e reflexões sobre os métodos de ensino de percepção. Orientador: Rafael Y Castro. 2024. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música) - Instituto de Artes, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, São Paulo, 2024.

Itens relacionados

Financiadores

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação