Publicação: Uma análise crítica e reflexões sobre os métodos de ensino de percepção
Carregando...
Arquivos
Data
Autores
Orientador
Castro, Rafael Y 

Coorientador
Silva Neto, João Marcondes da
Pós-graduação
Curso de graduação
São Paulo - IA - Música
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
O presente trabalho busca entender as relações entre a prática e a teoria musical diante de diversos projetos e processos de ensino e aprendizagem, levando em conta todo o dinamismo do mundo contemporâneo e buscando entender toda a construção da ideia que se tem de passado. Os questionamentos que embasam o trabalho não possuem respostas necessariamente pragmáticas, porém, através do uso de recortes muito específicos, pode-se alcançar respostas satisfatórias para contextos específicos. A pergunta “O que é música?” traça uma linha histórica sobre como o material musical foi trabalhado dentro da sociedade ocidental, a pergunta “O que é percepção?” se aprofunda em respostas sobre o corpo humano quase adentrando no território da neurociência, a pergunta "O que é educação e como ela se articula com a contemporaneidade?” utiliza aporte teórico legal e filosófico para ligar os pontos anteriores e se articular com as respostas obtidas através das entrevistas. Entender as experiências prévias pode ajudar a reinterpretar o passado, alterar o presente e moldar um futuro no qual o ensino de música não seja entendido como nada menos que básico, para todes.
Resumo (inglês)
This essay seeks to understand the relationships between music practice and theory in the face of various teaching and learning projects and processes, taking into account the dynamism of the contemporary world and seeking to understand the entire construction of the idea that one has of the past. The questions that underpin the paper do not necessarily have pragmatic answers, however, through the use of very specific excerpts, satisfactory answers can be reached for specific but important contexts. The question “What is music?” traces a historical line on how musical material was worked on within Western society; the question “What is perception?” delves into answers about the human body, almost entering the territory of neuroscience; the question “What is education and how does it articulate with contemporaneity?” uses legal and philosophical theoretical support to connect the previous points and articulate with the answers obtained through the interviews. Understanding previous experiences can help to reinterpret the past, change the present and shape a future in which music education is not understood as anything less than basic, for everyone.
Descrição
Palavras-chave
Música - Instrução e estudo, Teoria musical, Percepção musical, Educação
Idioma
Português
Como citar
PAZ, João Luiz Ferreira da. Uma análise crítica e reflexões sobre os métodos de ensino de percepção. Orientador: Rafael Y Castro. 2024. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música) - Instituto de Artes, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, São Paulo, 2024.