Publicação:
O segundo concerto para piano e orquestra de Béla Bartók: indagações formais

dc.contributor.advisorCáznok, Yara Borges [UNESP]
dc.contributor.authorVasconcelos, Rodrigo de Carvalho [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2020-05-14T20:14:44Z
dc.date.available2020-05-14T20:14:44Z
dc.date.issued2020-03-20
dc.description.abstractO objeto de pesquisa desta Tese é o 2 o . Concerto para Piano e Orquestra de Béla Bartók (1881-1945), composto em 1931. Após a contextualização da obra, apresentamos uma análise musical. Nossa perspectiva dialoga com duas principais correntes analíticas: a Teoria da Forma Sonata (Hepokoski e Darcy, Caplin e Schmalfeldt) e as Teorias Pós-tonais (Antokoletz e Straus). A análise concentrou-se no 1 o . Movimento que, segundo o compositor, possuiria a Forma Sonata. Partindo desta declaração, procuramos compreender como opera, formalmente, a dinâmica entre ideias temáticas, motivos, coleções referenciais, relações contrapontísticas e texturais, e direcionalidade. O modelo da Forma Sonata foi colocado em discussão, realçando seus limites, sua maleabilidade e seus pontos de tensão, à luz dos procedimentos formais encontrados neste 1 o . Movimento. Os resultados analíticos descritos textualmente apresentam-se sintetizados por meio de gráficos, considerados parte integrante do procedimento metodológico.pt
dc.description.abstractBéla Bartók’s (1881-1945) Concerto No. 2 for Piano and Orchestra, composed in 1931, is the primary focus of this thesis. Following the contextualization of the work, we present a musical analysis. Our aim is to bring together two analytical currents: the Sonata Theory (Hepokoski and Darcy, Caplin and Schmalfeldt) and Post-tonal Theories (Antokoletz and Straus). The analysis focuses on the First Movement, which according to the composer, is in Sonata Form. Based on his statement, we intend to understand how thematic ideas, motifs, referential collections, counterpoints, directionality, and texture interact against a formal background. We discuss the Sonata Form, highlighting its limitations, malleability, and points of tension, in light of the formal procedures found in the First Movement. The descriptions of analytical results are supported by graphs, which are considered an integral part of the methodology.en
dc.identifier.aleph000931404
dc.identifier.capes33004013066P3
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/192565
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectMusica para piano - Analise apreciaçãopt
dc.subjectBartók Béla - 1881-1945pt
dc.subjectMúsica orquestralpt
dc.subjectSonatapt
dc.subjectConcerto para piano e orquestra no. 2pt
dc.subjectForma sonatapt
dc.subjectTeoria dos conjuntospt
dc.subjectAnálise motívicapt
dc.subjectConcerto no. 2 for piano and orchestraen
dc.subjectSonata formen
dc.subjectSet theoryen
dc.subjectMotivic analysisen
dc.titleO segundo concerto para piano e orquestra de Béla Bartók: indagações formaispt
dc.title.alternativeBéla Bartók's concerto no. 2 for piano and orchestra: an inquiry on formen
dc.typeTese de doutorado
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Artes, São Paulopt
unesp.embargoOnlinept
unesp.examinationboard.typeBanca públicapt
unesp.graduateProgramMúsica - IApt
unesp.knowledgeAreaOutrapt
unesp.researchAreaMúsica, epistemologia e culturapt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
vasconcelos_rc_dr_ia.pdf
Tamanho:
14.16 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Nenhuma Miniatura disponível
Nome:
license.txt
Tamanho:
2.99 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: