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Publicação:
Proposta metodológica de elaboração de itens para verificar o conhecimento docente: um estudo sobre o conhecimento matemático para o ensino (MKT)

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Orientador

Inforsato, Edson do Carmo

Coorientador

Pós-graduação

Educação Escolar - FCLAR

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Tese de doutorado

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

A eficácia da formação docente é um importante pilar na busca pela melhoria da qualidade da educação básica no Brasil. Para apreciar os cursos de licenciatura, é necessário, antes, definir com clareza quais conhecimentos se espera verificar nos concluintes desses cursos, ou seja, o que é necessário que os professores saibam e sejam capazes de fazer para que possam ensinar de maneira efetiva. Nesse sentido, Shulman elabora o conceito do Conhecimento Pedagógico do Conteúdo (PCK), que seria, em linhas gerais, a expressão do saber ensinar dos professores, manifestada por meio de suas explicações, exemplos, analogias e formas de representação do conteúdo que o fazem compreensível aos alunos. A partir da concepção do PCK, muitas pesquisas passaram a investigá-lo sob diferentes aspectos como, por exemplo, quais seriam os componentes desse conhecimento, como eles se relacionam, como desenvolvê-lo nos futuros professores e como avaliá-lo. Em particular, Ball, Thames & Phelps propõem o Conhecimento Matemático para o Ensino (MKT) como um modelo de organização dos componentes do PCK específico para o ensino de matemática e sugerem a elaboração de instrumentos que avaliem o MKT de professores em larga escala e que permitam a utilização de abordagens quantitativas. Diante disso, esta pesquisa exploratória bibliográfica interpretativa busca revisar a pesquisa a respeito da produção de tais instrumentos e utiliza como fio condutor a elaboração de um conjunto de itens por meio dos quais se possa quantificar o desenvolvimento do MKT de geometria analítica em larga escala nos professores iniciantes de matemática do ensino médio brasileiro e, assim, produzir dados que possibilitem avaliar a formação inicial desses professores. A tópico especificidade do PCK, além de uma importante dimensão contextual em sua concepção, justificam o referido recorte, bem como o esforço para a produção de tais itens a despeito dos já desenvolvidos por outras pesquisas no contexto internacional. Além da revisão bibliográfica do aporte teórico do PCK e do MKT, apresentam-se, também, exemplos de potencialidades da pesquisa quantitativa na área da formação docente, conceitos básicos da psicometria aplicada à validação de instrumentos de avaliação como os que os itens desta pesquisa podem compor, e uma revisão sobre os aspectos metodológicos a respeito da produção e validação de instrumentos desta natureza. Por fim, apresentam-se detalhadamente os aspectos metodológicos da produção e validação dos itens desta pesquisa a fim de inspirar e fornecer recursos para outros esforços na elaboração de itens similares que extrapolem o recorte aqui estabelecido.

Resumo (inglês)

The effectiveness of teacher education is an important pillar in the quest to improve the quality of basic education in Brazil. In order to appreciate undergraduate courses, it is beforehand necessary to clearly define what knowledge is expected to be verified in the graduates of these courses, that is, what is necessary for teachers to know and be able to do so that they can teach effectively. In this way, Shulman conceive the concept of Pedagogical Knowledge of Content (PCK), which in general terms would be the expression of the teachers' teaching knowledge, manifested through their explanations, examples, analogies and forms of representation of the content that they do understandable to students. From the conception of the PCK, many researches investigate it under different aspects, for example, what would be the components of this knowledge, how they relate, how to develop it in future teachers and how to assess it. In particular, Ball, Thames & Phelps propose Mathematical Knowledge for Teaching (MKT) as a model of organization of the specific PCK components for teaching mathematics and suggest the elaboration of instruments to assess the MKT of teachers on large scale which allow quantitative approaches. In this way, this interpretative bibliographic exploratory research seeks to review the research regarding the production of such instruments and uses as a guideline the elaboration of a set of items through which it is possible to quantify the development of the MKT of analytical geometry on a large scale in beginners mathematics teachers of Brazilian high school and, thus, produce data that make it possible to evaluate the teacher preparation courses. The topic specificity of the PCK, in addition to an important contextual dimension in its conception, justify the referred boundaries, as well as the effort to produce such items despite of those already developed by other researches in the international context. In addition to the bibliographic review of the PCK and the MKT theoretical models, examples of potentialities of quantitative research in teacher education, basic concepts of psychometry applied to the validation of assessment instruments such as the items of this research can compose, and a review of methodological aspects regarding the production and validation of this kind of instruments are also presented. Finally, the methodological aspects of the production and validation of the items in this research are presented in detail in order to inspire and provide resources for other efforts in the elaboration of similar items that go beyond the scope established here.

Descrição

Palavras-chave

Educação, Professores formação, Matemática (ensino médio)

Idioma

Português

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