Logotipo do repositório
 

Publicação:
Proposta metodológica de elaboração de itens para verificar o conhecimento docente: um estudo sobre o conhecimento matemático para o ensino (MKT)

dc.contributor.advisorInforsato, Edson do Carmo [UNESP]
dc.contributor.authorProto, Vinicius Gorla [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2021-06-01T17:02:52Z
dc.date.available2021-06-01T17:02:52Z
dc.date.issued2020-12-17
dc.description.abstractA eficácia da formação docente é um importante pilar na busca pela melhoria da qualidade da educação básica no Brasil. Para apreciar os cursos de licenciatura, é necessário, antes, definir com clareza quais conhecimentos se espera verificar nos concluintes desses cursos, ou seja, o que é necessário que os professores saibam e sejam capazes de fazer para que possam ensinar de maneira efetiva. Nesse sentido, Shulman elabora o conceito do Conhecimento Pedagógico do Conteúdo (PCK), que seria, em linhas gerais, a expressão do saber ensinar dos professores, manifestada por meio de suas explicações, exemplos, analogias e formas de representação do conteúdo que o fazem compreensível aos alunos. A partir da concepção do PCK, muitas pesquisas passaram a investigá-lo sob diferentes aspectos como, por exemplo, quais seriam os componentes desse conhecimento, como eles se relacionam, como desenvolvê-lo nos futuros professores e como avaliá-lo. Em particular, Ball, Thames & Phelps propõem o Conhecimento Matemático para o Ensino (MKT) como um modelo de organização dos componentes do PCK específico para o ensino de matemática e sugerem a elaboração de instrumentos que avaliem o MKT de professores em larga escala e que permitam a utilização de abordagens quantitativas. Diante disso, esta pesquisa exploratória bibliográfica interpretativa busca revisar a pesquisa a respeito da produção de tais instrumentos e utiliza como fio condutor a elaboração de um conjunto de itens por meio dos quais se possa quantificar o desenvolvimento do MKT de geometria analítica em larga escala nos professores iniciantes de matemática do ensino médio brasileiro e, assim, produzir dados que possibilitem avaliar a formação inicial desses professores. A tópico especificidade do PCK, além de uma importante dimensão contextual em sua concepção, justificam o referido recorte, bem como o esforço para a produção de tais itens a despeito dos já desenvolvidos por outras pesquisas no contexto internacional. Além da revisão bibliográfica do aporte teórico do PCK e do MKT, apresentam-se, também, exemplos de potencialidades da pesquisa quantitativa na área da formação docente, conceitos básicos da psicometria aplicada à validação de instrumentos de avaliação como os que os itens desta pesquisa podem compor, e uma revisão sobre os aspectos metodológicos a respeito da produção e validação de instrumentos desta natureza. Por fim, apresentam-se detalhadamente os aspectos metodológicos da produção e validação dos itens desta pesquisa a fim de inspirar e fornecer recursos para outros esforços na elaboração de itens similares que extrapolem o recorte aqui estabelecido.pt
dc.description.abstractThe effectiveness of teacher education is an important pillar in the quest to improve the quality of basic education in Brazil. In order to appreciate undergraduate courses, it is beforehand necessary to clearly define what knowledge is expected to be verified in the graduates of these courses, that is, what is necessary for teachers to know and be able to do so that they can teach effectively. In this way, Shulman conceive the concept of Pedagogical Knowledge of Content (PCK), which in general terms would be the expression of the teachers' teaching knowledge, manifested through their explanations, examples, analogies and forms of representation of the content that they do understandable to students. From the conception of the PCK, many researches investigate it under different aspects, for example, what would be the components of this knowledge, how they relate, how to develop it in future teachers and how to assess it. In particular, Ball, Thames & Phelps propose Mathematical Knowledge for Teaching (MKT) as a model of organization of the specific PCK components for teaching mathematics and suggest the elaboration of instruments to assess the MKT of teachers on large scale which allow quantitative approaches. In this way, this interpretative bibliographic exploratory research seeks to review the research regarding the production of such instruments and uses as a guideline the elaboration of a set of items through which it is possible to quantify the development of the MKT of analytical geometry on a large scale in beginners mathematics teachers of Brazilian high school and, thus, produce data that make it possible to evaluate the teacher preparation courses. The topic specificity of the PCK, in addition to an important contextual dimension in its conception, justify the referred boundaries, as well as the effort to produce such items despite of those already developed by other researches in the international context. In addition to the bibliographic review of the PCK and the MKT theoretical models, examples of potentialities of quantitative research in teacher education, basic concepts of psychometry applied to the validation of assessment instruments such as the items of this research can compose, and a review of methodological aspects regarding the production and validation of this kind of instruments are also presented. Finally, the methodological aspects of the production and validation of the items in this research are presented in detail in order to inspire and provide resources for other efforts in the elaboration of similar items that go beyond the scope established here.en
dc.identifier.capes33004030079P2
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/204836
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso abertopt
dc.subjectEducaçãopt
dc.subjectProfessores formaçãopt
dc.subjectMatemática (ensino médio)pt
dc.titleProposta metodológica de elaboração de itens para verificar o conhecimento docente: um estudo sobre o conhecimento matemático para o ensino (MKT)pt
dc.title.alternativeMethodological proposal for the development of teachers' knowledge measurement items: an approach from mathematical knowledge for teaching (MKT)en
dc.typeTese de doutoradopt
dspace.entity.typePublication
relation.isOrgUnitOfPublication0893b748-d216-4eba-952d-cd4676b310f6
relation.isOrgUnitOfPublication.latestForDiscovery0893b748-d216-4eba-952d-cd4676b310f6
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Araraquarapt
unesp.embargoOnlinept
unesp.examinationboard.typeBanca públicapt
unesp.graduateProgramEducação Escolar - FCLARpt
unesp.knowledgeAreaEducaçãopt
unesp.researchAreaFormação do professor, trabalho docente e práticas pedagógicaspt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
proto_vg_dr_arafcl.pdf
Tamanho:
4.31 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
3.04 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: