Logotipo do repositório
 

Publicação:
Recursos digitais e tecnológicos na educação infantil: (co)rrelações contemporâneas

Carregando...
Imagem de Miniatura

Orientador

Machado, Afonso Antonio

Coorientador

Pós-graduação

Desenvolvimento Humano e Tecnologias - IB 33004137066P5

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Dissertação de mestrado

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

Esta pesquisa é fruto da perspectiva docente da autora principal, que vivenciou o período de pandemia de Covid-19 no formato remoto de ensino e experienciou incertezas, angústias e tentativas de utilização de recursos digitais e tecnológicos voltados à Educação Infantil no município de Bauru/SP. Assim, teve como objetivo principal identificar como se deu o uso de recursos digitais e tecnológicos aplicados ao contexto da Educação Infantil do sistema de ensino do município de Bauru/SP, voltados às crianças de 4 a 5 anos de idade, antes e durante a pandemia de Covid-19, e após a retomada do ensino presencial, especificamente entre os anos de 2019 a 2022. Ademais, este estudo se justifica por abordar uma temática atual, constantemente debatida no meio educacional e midiático, mas ainda pouco direcionada para o ensino de crianças pequenas, especialmente até 5 anos de idade, que corresponde à creche e à pré-escola no Brasil. Esta pesquisa usou de abordagem qualitativa, de caráter exploratório, que contou com a aplicação de um questionário com 21 (vinte e uma) questões, como técnica de coleta de dados, cujos respondentes foram 26 (vinte e seis) professores de Educação Infantil do sistema de ensino do município de Bauru/SP. As questões foram divididas em cinco tópicos principais: questões sociodemográficas; contexto e perspectiva pessoal-profissional; questões específicas da pesquisa (uso de recursos digitais e tecnológicos na Educação Infantil); equipamentos de trabalho e finalização – relacionada à verificação de necessidade de formação. O questionário foi planejado e organizado para representar a realidade dos professores que atuam no sistema de ensino de Bauru/SP, sendo semiestruturado e composto por perguntas abertas e fechadas. Os resultados principais apontam que os docentes recorreram ao uso de recursos digitais e tecnológicos durante o período de Covid-19, sendo mais recorrente a televisão, o DVD, o aparelho de som e as músicas e vídeos acessados por meio da internet, através do YouTube. No entanto, verificou-se que mesmo os docentes que apontaram reconhecer a importância do uso de recursos digitais e tecnológicos na Educação Infantil não continuaram com a mesma prática após a retomada das aulas presenciais. Um dos indicadores para tal evidência encontrada foi que existem dificuldades por parte dos professores em relação ao manejo de recursos digitais e tecnológicos aplicados ao contexto infantil e ainda dúvidas em como vinculá-los ao pressuposto teórico adotado pelo município de Bauru/SP, que é a Pedagogia Histórico Cultural, pensada por Lev Vigotsky e colaboradores. Conjuntura que assinala a necessidade e demanda docente por qualificação profissional.

Resumo (inglês)

This research is the result of the teaching perspective of the main author, who experienced the period of the COVID-19 pandemic in the remote teaching format and experienced concerns, anxieties and attempts to use digital and technological resources aimed at Early Childhood Education in the municipality of Bauru/SP. Thus, its main objective was to identify how digital and technological resources were used in the context of Early Childhood Education in the teaching system of the municipality of Bauru/SP, aimed at children aged from 4 to 5 years old, before and during the COVID-19 pandemic, and after the restart of face-to-face teaching, specifically between the years of 2019 to 2022. In addition, this study is justified by addressing a current theme, constantly debated in the educational and media environment, but still little directed towards teaching of small children, especially up to 5 years of age, which correspond to daycare and preschool in Brazil. This research used a qualitative, exploratory approach, which involved the application of a dialogue with 21 (twenty-one) questions, as a data collection technique, whose respondents were 26 (twenty-six) Early Childhood Education teachers from the city of Bauru/SP. The questions were divided into five main themes: sociodemographic issues; context and personal-professional perspective; specific research questions (use of digital and technological resources in Early Childhood Education); work equipment and finishing equipment – related to the training needs from participants. The plan was devised and organized to represent the reality of teachers who work in the teaching system of Bauru/SP, thus being semi-structured and composed of open and closed questions. The results indicate that teachers continued to use digital and technological resources during the COVID-19 period, with television, DVD, some devices and music and videos accessed through the Internet, through YouTube – the last being more recurrent. However, even the teachers who recognized the importance of using digital and technological resources in Early Childhood Education did not continue to practice it after the resumption of face-to-face classes. One of the indicators for such evidence found was that there are difficulties on the part of teachers in relation to the management of digital and technological resources applied to the children's context and still doubts on how to link them to the budget adopted by the municipality of Bauru/SP, which is Pedagogy Cultural History, designed by Lev Vigotsky and collaborators. Conjuncture that indicates the need and demand for teaching professional qualification.

Descrição

Palavras-chave

Educação infantil, Recursos digitais, Recursos tecnológicos, Idade pré-escolar, Perspectiva histórico-cultural, Child education, Digital resources, Technological resources, Preschool age, Historical-cultural perspective

Idioma

Português

Como citar

Itens relacionados

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação