Logotipo do repositório
 

Publicação:
A aprendizagem e o ensino da arte na perspectiva dos projetos de trabalho: o desenvolvimento da criatividade no ensino fundamental

dc.contributor.advisorKobayashi, Maria do Carmo Monteiro [UNESP]
dc.contributor.authorMandolini, Sara
dc.date.accessioned2023-10-27T12:03:36Z
dc.date.available2023-10-27T12:03:36Z
dc.date.issued2023-08-25
dc.description.abstractA aprendizagem e o ensino da Arte passaram por diversas mudanças e concepções da chegada dos jesuítas ao Brasil aos dias atuais. Apesar das mudanças nas legislações, do empenho de professores e nos avanços das pesquisas, a arte ainda hoje é desvalorizada por gestores, comunidade e ambiente escolar. A presente pesquisa, aborda a Arte como área de conhecimento e como facilitadora do desenvolvimento da criatividade, sendo que esta, é compreendida como inerente à condição humana, desenvolvida em todas as etapas da vida e concebida como processo. A criatividade se desenvolve em sua relação com a história e a cultura, partindo das experiências prévias e dos estímulos. Para que haja o desenvolvimento da criatividade, se faz necessário um processo de aprendizagem e ensino pautado em uma abordagem participativa. Sendo assim, como podemos orientar os processos de aprendizagem para que tenham como base a criatividade? Como desenvolver a criatividade no Ensino Fundamental através da Arte? Qual ou quais práticas educativas podem possibilitar, de forma mais efetiva, esse desenvolvimento? Os Projetos de Trabalho podem possibilitar o desenvolvimento da criatividade no ensino da Arte? Para responder tais questionamentos nosso objetivo geral é planejar, aplicar, registrar e avaliar ações que propiciem o diálogo entre ações, o ensino da Arte e a criatividade por meio dos Projetos de Trabalho. O presente trabalho tem foco no Ensino Fundamental e foi desenvolvido com estudantes do quinto ano. Sua orientação metodológica se deu através da bricoleur interpretativa, utilizando-se dos diários de aula, rodas de conversa e questionários como registro dos dados, que resultou em um e-book como produto educacional. Partindo dos aspectos apontados, apresentamos os resultados obtidos na análise e interpretação dos dados, no qual observa-se a efetivação do desenvolvimento da criatividade através da perspectiva dos Projetos de Trabalho, ao longo das aulas de Arte.pt
dc.description.abstractThe learning and teaching of Art has undergone several changes and conceptions, from the arrival of the Jesuits in Brazil to the present day. Despite changes in legislation, the commitment of teachers and advances in research, art is still undervalued by administrators, the community and the school environment. This research addresses Art as an area of knowledge and as a facilitator of the development of creativity, which is understood as inherent to the human condition, developed in all stages of life and conceived as a process. Creativity is developed in its relationship with history and culture, based on previous experiences and stimuli. In order for its development to take place, a learning and teaching process based on a participatory approach to students is required. So, how can we guide the learning processes so that they are based on creativity? How to develop creativity in elementary school through art? Which educational practices can most effectively enable this development? Can Work Projects enable the development of creativity in art teaching? To answer these questions, the general objective of the research is to plan, apply, record and evaluate actions that promote dialogue between actions, the teaching of Art and creativity through Work Projects. The present work focuses on Elementary School I and was developed with fifth grade students. The methodological orientation took place through the interpretative bricoleur, using class diaries, conversation circles and sessions as data recording, which appeared in an e-book as an educational product. Starting from the pointed points, we present the results obtained in the analysis and interpretation of the data, in which the effectiveness of the development of creativity was documented through the perspective of the Work Projects, throughout the Art classes.en
dc.description.sponsorshipOutra
dc.description.sponsorshipIdUNIVESP: 22200088
dc.identifier.citationMONDOLINI, S. A aprendizagem e o ensino da arte na perspectiva dos projetos de trabalho: o desenvolvimento da criatividade no ensino fundamental. 157 f. 2023. Dissertação (Mestrado em Dissertação de Docência para Educação Básica) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, 2023.
dc.identifier.latteshttp://lattes.cnpq.br/3389880732397143
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/11449/251128
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectCriatividadept
dc.subjectAprendizagem e Ensino da Artept
dc.subjectProjetos de Trabalhopt
dc.subjectEnsino Fundamental Ipt
dc.titleA aprendizagem e o ensino da arte na perspectiva dos projetos de trabalho: o desenvolvimento da criatividade no ensino fundamental
dc.title.alternativeLearning and teaching art from the perspective of word projects: the development of creativity in elementary educationen
dc.typeDissertação de mestradopt
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, Baurupt
unesp.embargoOnline
unesp.examinationboard.typeBanca pública
unesp.graduateProgramDocência para Educação Básica - FC 33004056091P0
unesp.knowledgeAreaOutra
unesp.researchAreaConceitos específicos para o ensino e suas metodologias

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
mandolini_s_me_bauru.pdf
Tamanho:
3.28 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
3.01 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: