Publicação: Análise de obstáculos epistemológicos em tecnologias digitais da informação e comunicação propostas no material didático da rede estadual de São Paulo para o ensino de química
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Autores
Orientador
Bego, Amadeu Moura 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Química - IQ
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) são todos os meios
tecnológicos que auxiliam na transmissão de informações, interferindo e mediando
os processos informacionais e comunicativos, podendo ser tecnologias separadas
ou integradas entre si. As TDIC são vistas por muitos como um facilitador na
aprendizagem de determinados conceitos científicos complexos, e tal movimento
incita um questionamento e críticas acerca do processo de aprendizagem do aluno.
Desse modo, houve o avanço das TDIC em diversas áreas e sua consequente
inserção como um recurso didático nas disciplinas de Ensino Médio de escolas da
rede pública de ensino do estado de São Paulo. Por conta disso, este trabalho tem
como objetivo a análise das TDIC que foram recomendadas no material didático do
ano de 2021 do Caderno do Aluno dos anos do Ensino Médio na disciplina de
Química, fornecido pela Secretaria da Educação do Governo do Estado de São
Paulo (São Paulo Faz Escola e Currículo Paulista). Para essa avaliação foi utilizado
como referencial teórico o filósofo Gaston Bachelard, seus conceitos de Obstáculos
Epistemológicos, conceito tal que suporta a importância enfatizada pelo filósofo das
abstrações durante o processo de amadurecimento do Espírito Científico. A coleta
de dados foi realizada segundo os preceitos da análise documental, com os arquivos
disponibilizados no site da Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais
da Educação (EFAPE) do Estado de São Paulo “Renato Costa Souza”. O resultado
da pesquisa e o instrumento padronizado de análise das 15 animações e 13
simuladores possibilitam que profissionais da área entendam os Obstáculos
Epistemológicos contidos nas TDIC, como podemos frisar a experiência primeira e
substancialista identificados como os mais frequente, para que seja feita uma
seleção apropriada dos recursos tecnológicos de forma que o aprendizado não seja
comprometido pelos mesmos.
Resumo (inglês)
Digital Information and Communication Technologies (DICT) are all technological
means that help in the transmission of information, interfering and mediating
informational and communicative processes, and may be separate or integrated
technologies. DICT are seen by many as a facilitator in the learning of certain
complex scientific concepts, and such a movement encourages questioning and
criticism about the student's learning process. Thus, there was an advance of DICT
in several areas and its consequent insertion as a didactic resource in high school
subjects in public schools in the state of São Paulo. Because of this, this work aims
to analyze the TDIC that were implemented in the didactic material of the year 2021
of the Caderno do Aluno of the high school years in the discipline of Chemistry,
provided by the Secretary of Education of the Government of the State of São Paulo
(São Paulo Faz Escola e Currículo Paulista). For this evaluation, the philosopher
Gaston Bachelard was used as a theoretical reference, his concepts of
Epistemological Obstacles, a concept that supports the importance emphasized by
the philosopher of abstractions during the process of maturation of the Scientific
Spirit. Data collection was carried out according to the precepts of document
analysis, with the files available on the website of the Escola de Formação e
Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação (EFAPE) do Estado de São Paulo
“Renato Costa Souza”. The result of the research and the standardized analysis
instrument of the 15 animations and 13 simulators allow professionals in the area to
understand the Epistemological Obstacles contained in DICT, as we can emphasize
the first experience and substantialist identified as the most frequent, so that an
appropriate selection can be made of technological resources so that learning is not
compromised by them.
Descrição
Palavras-chave
Tecnologias digitais da informação e comunicação, Obstáculos epistemológicos, Gaston Bachelard, Caderno do aluno, Ensino de química, Digital information and communication technologies, Epistemological obstacles, Student notebook, Chemistry teaching
Idioma
Português