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Publicação:
Análise de obstáculos epistemológicos em tecnologias digitais da informação e comunicação propostas no material didático da rede estadual de São Paulo para o ensino de química

dc.contributor.advisorBego, Amadeu Moura [UNESP]
dc.contributor.authorBiotto, Rhayssa Thassya
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2023-01-17T18:57:56Z
dc.date.available2023-01-17T18:57:56Z
dc.date.issued2022-12-16
dc.description.abstractAs Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) são todos os meios tecnológicos que auxiliam na transmissão de informações, interferindo e mediando os processos informacionais e comunicativos, podendo ser tecnologias separadas ou integradas entre si. As TDIC são vistas por muitos como um facilitador na aprendizagem de determinados conceitos científicos complexos, e tal movimento incita um questionamento e críticas acerca do processo de aprendizagem do aluno. Desse modo, houve o avanço das TDIC em diversas áreas e sua consequente inserção como um recurso didático nas disciplinas de Ensino Médio de escolas da rede pública de ensino do estado de São Paulo. Por conta disso, este trabalho tem como objetivo a análise das TDIC que foram recomendadas no material didático do ano de 2021 do Caderno do Aluno dos anos do Ensino Médio na disciplina de Química, fornecido pela Secretaria da Educação do Governo do Estado de São Paulo (São Paulo Faz Escola e Currículo Paulista). Para essa avaliação foi utilizado como referencial teórico o filósofo Gaston Bachelard, seus conceitos de Obstáculos Epistemológicos, conceito tal que suporta a importância enfatizada pelo filósofo das abstrações durante o processo de amadurecimento do Espírito Científico. A coleta de dados foi realizada segundo os preceitos da análise documental, com os arquivos disponibilizados no site da Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação (EFAPE) do Estado de São Paulo “Renato Costa Souza”. O resultado da pesquisa e o instrumento padronizado de análise das 15 animações e 13 simuladores possibilitam que profissionais da área entendam os Obstáculos Epistemológicos contidos nas TDIC, como podemos frisar a experiência primeira e substancialista identificados como os mais frequente, para que seja feita uma seleção apropriada dos recursos tecnológicos de forma que o aprendizado não seja comprometido pelos mesmos.pt
dc.description.abstractDigital Information and Communication Technologies (DICT) are all technological means that help in the transmission of information, interfering and mediating informational and communicative processes, and may be separate or integrated technologies. DICT are seen by many as a facilitator in the learning of certain complex scientific concepts, and such a movement encourages questioning and criticism about the student's learning process. Thus, there was an advance of DICT in several areas and its consequent insertion as a didactic resource in high school subjects in public schools in the state of São Paulo. Because of this, this work aims to analyze the TDIC that were implemented in the didactic material of the year 2021 of the Caderno do Aluno of the high school years in the discipline of Chemistry, provided by the Secretary of Education of the Government of the State of São Paulo (São Paulo Faz Escola e Currículo Paulista). For this evaluation, the philosopher Gaston Bachelard was used as a theoretical reference, his concepts of Epistemological Obstacles, a concept that supports the importance emphasized by the philosopher of abstractions during the process of maturation of the Scientific Spirit. Data collection was carried out according to the precepts of document analysis, with the files available on the website of the Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação (EFAPE) do Estado de São Paulo “Renato Costa Souza”. The result of the research and the standardized analysis instrument of the 15 animations and 13 simulators allow professionals in the area to understand the Epistemological Obstacles contained in DICT, as we can emphasize the first experience and substantialist identified as the most frequent, so that an appropriate selection can be made of technological resources so that learning is not compromised by them.en
dc.description.sponsorshipOutra
dc.description.sponsorshipIdPROGRAD: 15/2021
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/238787
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectTecnologias digitais da informação e comunicaçãopt
dc.subjectObstáculos epistemológicospt
dc.subjectGaston Bachelardpt
dc.subjectCaderno do alunopt
dc.subjectEnsino de químicapt
dc.subjectDigital information and communication technologiesen
dc.subjectEpistemological obstaclesen
dc.subjectStudent notebooken
dc.subjectChemistry teachingen
dc.titleAnálise de obstáculos epistemológicos em tecnologias digitais da informação e comunicação propostas no material didático da rede estadual de São Paulo para o ensino de químicapt
dc.title.alternativeAnalysis of epistemological obstacles in digital information and communication technologies proposals in the didactic material of the São Paulo State network for teaching chemistryen
dc.typeTrabalho de conclusão de cursopt
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Química, Araraquarapt
unesp.undergraduateQuímica - IQpt

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