Publicação: Capoeira e geografia: uma abordagem da cultura afro-brasileira no ensino de geografia
Carregando...
Arquivos
Data
Autores
Orientador
Sena, Carla Cristina Reinaldo Gimenes de 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Geografia - Ourinhos
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (inglês)
Not available
Resumo (português)
O referido trabalho visa dar ênfase a questões culturais, levando para a sala de aula aspectos da capoeira, cultura de caráter popular; focando no combate ao preconceito racial, na elevação da autoestima da criança e do adolescente; auxiliando na construção e compreensão da identidade sociocultural brasileira e buscando reaproximar a escola das culturas populares. O tema foi pensado sob a perspectiva da Lei nº 10.639/03, que determina o ensino da História e da Cultura Africana e afro-brasileira em estabelecimentos de ensino públicos e privados do país.O objetivo da pesquisa portanto é estudar e analisar aspectos históricos da Capoeira, do ensino de Geografia, além dos currículos e propostas pedagógicas nacionais para o ensino de Geografia, verificando se estas abrem espaço para a abordagem cultural nas escolas e o exercício dos aspectos legais da Lei nº 10.639/2003.A partir de pesquisa e entrevistas com professores foi desenvolvida e apresentada uma sequência didática abordando a Capoeira no ensino de Geografia, para o sétimo ano do ensino fundamental, contextualizando sua geo-história por meio de análises e conceitos geográficos
Descrição
Palavras-chave
Capoeira, Geografia - Estudo e ensino, Cultura afro-brasileira
Idioma
Português
Como citar
PINTO, Renan Vitor do Amaral. Capoeira e geografia: uma abordagem da cultura afro-brasileira no ensino de geografia. 2019. 74 f. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Geografia) - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Campus Experimental de Ourinhos, 2019.