Logotipo do repositório
 

Publicação:
Concepções pedagógicas da escola Bauhaus

dc.contributor.advisorTuppy, Maria Isabel Nogueira [UNESP]
dc.contributor.authorScatolin, Juliana Fernandes [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2015-03-23T15:28:41Z
dc.date.available2015-03-23T15:28:41Z
dc.date.issued2011
dc.description.abstractLevando em conta o contexto histórico, artístico e filosófico da Alemanha no início do século XX, bem como as iniciativas que buscavam uma nova concepção no ensino de Artes, os objetivos deste trabalho referem-se à realização de um estudo das concepções pedagógicas e metodológicas que permearam a escola de artes Bauhaus desde sua fundação, em 1919, até sua dissolução, em 1933, partindo das concepções pedagógicas daqueles que estiveram, de alguma forma, relacionados à história da instituição. A escola Bauhaus teve sua origem na República de Weimar, Alemanha, em um contexto de descontentamento com o ensino vigente das artes que não mais cumpria sua função na formação dos artistas. Propunha, dessa forma, uma volta às técnicas artesanais, realizando uma síntese entre o ensino das artes aplicadas e das artes livres. Assim, vemos que a Bauhaus, no âmbito do ensino de Artes, pode ser considerada como uma das mais relevantes iniciativas, procurando contemplar, em seu ensino e metodologia, tanto a arte autônoma quanto as artes aplicadas, promovendo uma união entre a técnica e o potencial criativo inerente ao ser humano. Diante se sua trajetória e concepções pedagógicas, vindas daqueles que sobre ela exerceram influência, é possível perceber a marca deixada pela existência da Bauhaus no cenário artístico, social e educacional no período que precedeu a Segunda Guerra Mundial, preservando-se ainda nos dias atuaispt
dc.format.extent53 f.
dc.identifier.aleph000691445
dc.identifier.citationSCATOLIN, Juliana Fernandes. Concepções pedagógicas da escola Bauhaus. 2011. 53 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2011.
dc.identifier.filescatolin_jf_tcc_rcla.pdf
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/121098
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceAleph
dc.subjectBauhauspt
dc.subjectEducação artística (Ensino fundamental)pt
dc.subjectArte e educaçãopt
dc.subjectAlemanhapt
dc.titleConcepções pedagógicas da escola Bauhauspt
dc.typeTrabalho de conclusão de curso
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Rio Claropt
unesp.undergraduatePedagogia - IBRCpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
scatolin_jf_tcc_rcla.pdf
Tamanho:
623.69 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format