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Publicação:
Requalificação do patrimônio ferroviário de Adamantina-SP

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Orientador

Hirao, Hélio

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Arquitetura e Urbanismo - FCT

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de curso

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (inglês)

The research aims to understand the urban evolution of Adamantina-SP through the extension of the railway which brought economic development to the region called Alta Paulista through the coffee expansion. The railway company was also responsible for urban development with a street route planning and blocks. There was a complex buildings of a railway, which until the 90s were still working, but now is practically abandoned and this monograph aims to study this industrial railroad heritage, the shed of FEPASA (Ferrovia Paulista SA) is located in a dilapidated urban setting into the perimeter of the railway which sets up an urban void. For many years the FEPASA's shed worked as a local storage of agricultural production in the region before being transported, however, from the 90s disabling the railway in Brazil led to the abandonment and hence the change functionality of railway buildings, and Adamantina was no different. For a long time the shed was at the mercy of the weather, degrading its physical structure along with the landscape of its surroundings. Recently the shed is underused as the City Hall has improperly ceded the place for micro-enterprises, which operate by services. The proposal aims to present guidelines for upgrading project of the railway heritage in order to allocate a new use for the building and for the environment along with guidelines for the preparation of public spaces that provide leisure, culture and sports to make the urban empty one pleasant, attractive and with vitality

Resumo (português)

A pesquisa buscou compreender a evolução urbana de Adamantina-SP através do prolongamento da ferrovia a qual proporcionou desenvolvimento econômico para a região da Alta Paulista por meio da expansão cafeeira. A companhia férrea não trouxe apenas os trilhos, mas também foi a responsável pelo desenvolvimento urbano, através de um planejamento de traçado de ruas e quadras. Das edificações do um complexo ferroviário, que até na década de 1990 ainda funcionavam, o pouco que ainda restou encontra-se praticamente abandonada e este trabalho visa estudar este patrimônio ferroviário industrial, o Armazém (ou barracão) da FEPASA (Ferrovia Paulista SA), inserido num contexto urbano degradado dentro do perímetro da faixa de domínio da malha ferroviária a qual configura um vazio urbano. Por muitos anos o armazém da FEPASA funcionou como um local de estocagem da produção agrícola da região antes de ser escoada e transportada, no entanto, a partir da década de 1990 a desativação do transporte ferroviário no Brasil gerou o abandono e, consequentemente, a mudança de funcionalidade dos edifícios ferroviários, e em Adamantina não foi diferente. Por um longo tempo o galpão ficou à mercê das intempéries, degradando sua estrutura física juntamente com a paisagem do seu entorno. Recentemente o galpão está subutilizado visto que a Prefeitura tem cedido inadequadamente o local para microempresas, onde funcionam oficinas e serviços. A proposta busca apresentar diretrizes para um projeto de requalificação do patrimônio ferroviário...

Descrição

Palavras-chave

Ferrovia Paulista SP, Arquitetura, Arquitetura - Adamantina (SP), Patrimonio, Cidades e vilas - Adamantina (SP), Espaços publicos - Adamantina (SP)

Idioma

Português

Como citar

RIBEIRA, Aviter Bordinhon. Requalificação do patrimônio ferroviário de Adamantina-SP. 2016. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (Graduação - Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2016.

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