Publicação: Comunicação política, redes sociais e eleições: informação, interação e participação no facebook
Carregando...
Arquivos
Data
Autores
Orientador
Grossi, Angela Maria 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Jornalismo - FAAC
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
O propósito da pesquisa é averiguar de que maneiras se manifestam as formas de
polarização nas redes sociais, isto é, quando pessoas que compartilham opiniões sobre determinada
personalidade pública, instituição e/ou partido político, manifestam suas opiniões pelas
plataformas digitais, de maneira que não há apenas a discordância, mas, antes, a intenção do
emissor, de afirmar a sua superioridade de concepção durante a troca de informação. Na polarização
comunicativa, a orientação divergente é desconsiderada como fonte de informação, produzindo
incomunicação e intolerância entre os participantes. Para tal, essa pesquisa tem como objetivo
geral verificar como se disponibiliza a informação, a interação e a participação nas páginas de
Facebook dos dois candidatos com mais intenção de votos nas eleições presidenciais de 2018. Já
entre os objetivos específicos, o propósito é discutir se, e como, o Facebook configura-se como um
espaço de esfera pública, a intenção é buscar canais de interação nas páginas dos candidatos e
evidências de polarização a partir das postagens dos parlamentares escolhidos para monitoramento.
Para mensurar tal fenômeno contemporâneo, a pesquisa exploratória buscou a compreensão da esfera
pública, das redes sociais online e como a polarização se dá nesse ambiente. Assim, além do
levantamento bibliográfico, foi feita uma análise quantiqualitativa das páginas do Facebook dos
então candidatos à Presidência da República Fernando Haddad (PT) e Jair Bolsonaro (PSL), durante o
período da propaganda eleitoral partidária, em primeiro e segundo turno. Como resultados, são
apontadas táticas usadas pelos candidatos para propagar os seus programas eleitorais e suas
concepções político-ideológicas, além de demonstrar como os seus eleitores se apropriaram delas.
Resumo (inglês)
The purpose of the research is to investigate the ways polarization manifests on social network, i.e., when people that share opinions about specifical public personality, institution and/or political party, express their opinion through digital platforms, so that it doesn’t have only disagreement, but rather, the intention of the issuer to assert its conception superiority during the exchange of information. In communicative polarization, the divergent point of view is disregarded as an information source, producing communication and intolerance between participants. For this purpose, this research has as a general objective to verify how the information, the interaction and the participation in the Facebook pages of the two candidates with the most intention of voting in the 2018 presidential elections are available. Among the specific objectives, the purpose is to discuss whether and how Facebook is configured as a public sphere space, the intention is to search interaction channels in candidates' pages and pieces of evidence of polarization from posts of politics chosen for monitoring. To measure such a contemporary phenomenon, the exploratory research has sought the comprehension of the public sphere, online social networks and how polarization occurs in this environment. So, besides bibliographic survey, it was made a qualitative and quantitative analysis of Facebook pages of the then-presidential candidates Fernando Haddad (PT) e Jair Bolsonaro (PSL), during the period of partisan electoral propaganda, in the first and second round. As a result, it was pointed tactics used by candidates to spread their electoral programs and their political-ideological thoughts, as well as showing how their electors appropriated them.
Descrição
Palavras-chave
Comunicação política, Eleições, Polarização política, Presidência, Redes Sociais, Elections, Political communication, Political polarization, Presidency, Social media
Idioma
Português