Logotipo do repositório
 

Publicação:
Comunicação política, redes sociais e eleições: informação, interação e participação no facebook

dc.contributor.advisorGrossi, Angela Maria [UNESP]
dc.contributor.authorHansen, Guilherme Augusto
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2022-08-26T18:59:01Z
dc.date.available2022-08-26T18:59:01Z
dc.date.issued2019-11-22
dc.description.abstractO propósito da pesquisa é averiguar de que maneiras se manifestam as formas de polarização nas redes sociais, isto é, quando pessoas que compartilham opiniões sobre determinada personalidade pública, instituição e/ou partido político, manifestam suas opiniões pelas plataformas digitais, de maneira que não há apenas a discordância, mas, antes, a intenção do emissor, de afirmar a sua superioridade de concepção durante a troca de informação. Na polarização comunicativa, a orientação divergente é desconsiderada como fonte de informação, produzindo incomunicação e intolerância entre os participantes. Para tal, essa pesquisa tem como objetivo geral verificar como se disponibiliza a informação, a interação e a participação nas páginas de Facebook dos dois candidatos com mais intenção de votos nas eleições presidenciais de 2018. Já entre os objetivos específicos, o propósito é discutir se, e como, o Facebook configura-se como um espaço de esfera pública, a intenção é buscar canais de interação nas páginas dos candidatos e evidências de polarização a partir das postagens dos parlamentares escolhidos para monitoramento. Para mensurar tal fenômeno contemporâneo, a pesquisa exploratória buscou a compreensão da esfera pública, das redes sociais online e como a polarização se dá nesse ambiente. Assim, além do levantamento bibliográfico, foi feita uma análise quantiqualitativa das páginas do Facebook dos então candidatos à Presidência da República Fernando Haddad (PT) e Jair Bolsonaro (PSL), durante o período da propaganda eleitoral partidária, em primeiro e segundo turno. Como resultados, são apontadas táticas usadas pelos candidatos para propagar os seus programas eleitorais e suas concepções político-ideológicas, além de demonstrar como os seus eleitores se apropriaram delas.pt
dc.description.abstractThe purpose of the research is to investigate the ways polarization manifests on social network, i.e., when people that share opinions about specifical public personality, institution and/or political party, express their opinion through digital platforms, so that it doesn’t have only disagreement, but rather, the intention of the issuer to assert its conception superiority during the exchange of information. In communicative polarization, the divergent point of view is disregarded as an information source, producing communication and intolerance between participants. For this purpose, this research has as a general objective to verify how the information, the interaction and the participation in the Facebook pages of the two candidates with the most intention of voting in the 2018 presidential elections are available. Among the specific objectives, the purpose is to discuss whether and how Facebook is configured as a public sphere space, the intention is to search interaction channels in candidates' pages and pieces of evidence of polarization from posts of politics chosen for monitoring. To measure such a contemporary phenomenon, the exploratory research has sought the comprehension of the public sphere, online social networks and how polarization occurs in this environment. So, besides bibliographic survey, it was made a qualitative and quantitative analysis of Facebook pages of the then-presidential candidates Fernando Haddad (PT) e Jair Bolsonaro (PSL), during the period of partisan electoral propaganda, in the first and second round. As a result, it was pointed tactics used by candidates to spread their electoral programs and their political-ideological thoughts, as well as showing how their electors appropriated them.en
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamento
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/236331
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectComunicação políticapt
dc.subjectEleiçõespt
dc.subjectPolarização políticapt
dc.subjectPresidênciapt
dc.subjectRedes Sociaispt
dc.subjectElectionsen
dc.subjectPolitical communicationen
dc.subjectPolitical polarizationen
dc.subjectPresidencyen
dc.subjectSocial mediaen
dc.titleComunicação política, redes sociais e eleições: informação, interação e participação no facebookpt
dc.title.alternativePolitical communication, social networks and elections: information, interaction and participation on facebooken
dc.typeTrabalho de conclusão de cursopt
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design, Baurupt
unesp.undergraduateJornalismo - FAACpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
hansen_ga_tcc_bauru.pdf
Tamanho:
1.77 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
2.43 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição:
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
hansen_ga_autorização_bauru.pdf.jpg
Tamanho:
73.91 KB
Formato:
Joint Photographic Experts Group/JPEG File Interchange Format (JFIF)
Descrição: