Logotipo do repositório
 

Publicação:
Autoconceito, imagem corporal, comportamento alimentar e nível de atividade física em escolares do 5º ano do ensino fundamental de uma escola da rede municipal Presidente Prudente. Uma possibilidade de intervenção

Carregando...
Imagem de Miniatura

Orientador

Carvalho, Augusto Cesinando de

Coorientador

Pós-graduação

Educação Física - FC/FCT

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Dissertação de mestrado

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

A obesidade infantil tem se configurado como um dos principais desafios de saúde pública no século XXI, com impactos significativos na qualidade de vida e nos sistemas de saúde. Este estudo teve como objetivo identificar o autoconceito, o comportamento alimentar, a imagem corporal e o nível de atividade física de escolares do 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Presidente Prudente, além de verificar os efeitos de uma intervenção pedagógica sobre esses aspectos. A pesquisa, de caráter quanti-qualitativo, contou com a participação de 54 alunos, com idades entre 10 e 12 anos. Foram utilizados instrumentos como o Eating Behaviors and Body Image Test (EBBIT), a Escala Infantil Piers-Harris de Autoconceito (EIPH) e o Physical Activity Questionnaire for Older Children (PAQ-C) para avaliar os aspectos mencionados. A intervenção consistiu em 13 aulas abordando temas como padrões de beleza, alimentação saudável e benefícios da atividade física. Os resultados indicaram que 39% dos alunos estavam acima do peso (18% com sobrepeso e 21% com obesidade). Crianças com sobrepeso e obesidade apresentaram maior insatisfação com a imagem corporal e pior autoconceito em comparação ao grupo normopeso. Após a intervenção, houve melhora significativa no comportamento alimentar, na imagem corporal e no autoconceito dos subgrupos normopeso e sobrepeso, entretanto não houve melhoria do autoconceito no subgrupo obeso. Quanto ao nível de atividade física, 67% dos alunos eram sedentários na avaliação inicial, com redução para 57% na avaliação final. Conclui-se que a intervenção pedagógica mostrou-se eficaz em promover mudanças positivas, porém insuficiente para impactar o autoconceito do grupo obeso, sugerindo a necessidade de abordagens mais prolongadas e multidisciplinares. O estudo reforça a importância da escola como espaço de promoção de hábitos saudáveis e de reflexão crítica sobre padrões de beleza e saúde.

Resumo (inglês)

Childhood obesity has become one of the main public health challenges of the 21st century, with significant impacts on quality of life and healthcare systems. This study aimed to identify self-concept, eating behavior, body image, and physical activity levels among 5th-grade students from a municipal school in Presidente Prudente, as well as to evaluate the effects of a pedagogical intervention on these aspects. The research, with a quantitative-qualitative approach, involved 54 students aged 10 to 12 years. Instruments such as the Eating Behaviors and Body Image Test (EBBIT), the Piers-Harris Children's Self-Concept Scale (EIPH), and the Physical Activity Questionnaire for Older Children (PAQ-C) were used to assess the mentioned aspects. The intervention consisted of 13 lessons addressing topics such as beauty standards, healthy eating, and the benefits of physical activity. The results indicated that 39% of the students were overweight (18% with overweight and 21% with obesity). Children with overweight and obesity showed greater dissatisfaction with body image and poorer self-concept compared to the normal-weight group. After the intervention, there was significant improvement in eating behavior, body image, and self-concept in the normal-weight and overweight subgroups; however, no improvement in self-concept was observed in the obese subgroup. Regarding physical activity levels, 67% of the students were sedentary in the initial assessment, with a reduction to 57% in the final assessment. It is concluded that the pedagogical intervention was effective in promoting positive changes but insufficient to impact the self-concept of the obese group, suggesting the need for more prolonged and multidisciplinary approaches. The study reinforces the importance of schools as spaces for promoting healthy habits and critical reflection on beauty standards and health.

Descrição

Palavras-chave

Atividade física, Alimentação saudável, Obesidade, Padrões estéticos e escola, Childhood obesity, Self-concep, Body image, Physical activity, Pedagogical intervention

Idioma

Português

Como citar

SOUZA, Alex Libânio. Autoconceito, imagem corporal, comportamento alimentar e nível de atividade física em escolares do 5º ano do ensino fundamental de uma escola da rede municipal Presidente Prudente. Uma possibilidade de intervenção. Orientador: Augusto Cesinando de Carvalho. 2025. 164 f. Dissertação (Mestrado profissional em Educação Física) - Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente, 2025.

Itens relacionados

Financiadores

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação