Publicação: Autoconceito, imagem corporal, comportamento alimentar e nível de atividade física em escolares do 5º ano do ensino fundamental de uma escola da rede municipal Presidente Prudente. Uma possibilidade de intervenção
dc.contributor.advisor | Carvalho, Augusto Cesinando de [Unesp] | |
dc.contributor.author | Souza, Alex Libânio [UNESP] | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | pt |
dc.date.accessioned | 2025-03-26T19:53:38Z | |
dc.date.available | 2025-03-26T19:53:38Z | |
dc.date.issued | 2025-10-25 | |
dc.description.abstract | A obesidade infantil tem se configurado como um dos principais desafios de saúde pública no século XXI, com impactos significativos na qualidade de vida e nos sistemas de saúde. Este estudo teve como objetivo identificar o autoconceito, o comportamento alimentar, a imagem corporal e o nível de atividade física de escolares do 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Presidente Prudente, além de verificar os efeitos de uma intervenção pedagógica sobre esses aspectos. A pesquisa, de caráter quanti-qualitativo, contou com a participação de 54 alunos, com idades entre 10 e 12 anos. Foram utilizados instrumentos como o Eating Behaviors and Body Image Test (EBBIT), a Escala Infantil Piers-Harris de Autoconceito (EIPH) e o Physical Activity Questionnaire for Older Children (PAQ-C) para avaliar os aspectos mencionados. A intervenção consistiu em 13 aulas abordando temas como padrões de beleza, alimentação saudável e benefícios da atividade física. Os resultados indicaram que 39% dos alunos estavam acima do peso (18% com sobrepeso e 21% com obesidade). Crianças com sobrepeso e obesidade apresentaram maior insatisfação com a imagem corporal e pior autoconceito em comparação ao grupo normopeso. Após a intervenção, houve melhora significativa no comportamento alimentar, na imagem corporal e no autoconceito dos subgrupos normopeso e sobrepeso, entretanto não houve melhoria do autoconceito no subgrupo obeso. Quanto ao nível de atividade física, 67% dos alunos eram sedentários na avaliação inicial, com redução para 57% na avaliação final. Conclui-se que a intervenção pedagógica mostrou-se eficaz em promover mudanças positivas, porém insuficiente para impactar o autoconceito do grupo obeso, sugerindo a necessidade de abordagens mais prolongadas e multidisciplinares. O estudo reforça a importância da escola como espaço de promoção de hábitos saudáveis e de reflexão crítica sobre padrões de beleza e saúde. | pt |
dc.description.abstract | Childhood obesity has become one of the main public health challenges of the 21st century, with significant impacts on quality of life and healthcare systems. This study aimed to identify self-concept, eating behavior, body image, and physical activity levels among 5th-grade students from a municipal school in Presidente Prudente, as well as to evaluate the effects of a pedagogical intervention on these aspects. The research, with a quantitative-qualitative approach, involved 54 students aged 10 to 12 years. Instruments such as the Eating Behaviors and Body Image Test (EBBIT), the Piers-Harris Children's Self-Concept Scale (EIPH), and the Physical Activity Questionnaire for Older Children (PAQ-C) were used to assess the mentioned aspects. The intervention consisted of 13 lessons addressing topics such as beauty standards, healthy eating, and the benefits of physical activity. The results indicated that 39% of the students were overweight (18% with overweight and 21% with obesity). Children with overweight and obesity showed greater dissatisfaction with body image and poorer self-concept compared to the normal-weight group. After the intervention, there was significant improvement in eating behavior, body image, and self-concept in the normal-weight and overweight subgroups; however, no improvement in self-concept was observed in the obese subgroup. Regarding physical activity levels, 67% of the students were sedentary in the initial assessment, with a reduction to 57% in the final assessment. It is concluded that the pedagogical intervention was effective in promoting positive changes but insufficient to impact the self-concept of the obese group, suggesting the need for more prolonged and multidisciplinary approaches. The study reinforces the importance of schools as spaces for promoting healthy habits and critical reflection on beauty standards and health. | en |
dc.identifier.capes | 33004137068P8 | |
dc.identifier.citation | SOUZA, Alex Libânio. Autoconceito, imagem corporal, comportamento alimentar e nível de atividade física em escolares do 5º ano do ensino fundamental de uma escola da rede municipal Presidente Prudente. Uma possibilidade de intervenção. Orientador: Augusto Cesinando de Carvalho. 2025. 164 f. Dissertação (Mestrado profissional em Educação Física) - Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente, 2025. | pt |
dc.identifier.lattes | 2180919781735515 | |
dc.identifier.orcid | 0009-0006-3972-7196 | |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/11449/295865 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | pt |
dc.subject | Atividade física | pt |
dc.subject | Alimentação saudável | pt |
dc.subject | Obesidade | pt |
dc.subject | Padrões estéticos e escola | pt |
dc.subject | Childhood obesity | en |
dc.subject | Self-concep | en |
dc.subject | Body image | en |
dc.subject | Physical activity | en |
dc.subject | Pedagogical intervention | en |
dc.title | Autoconceito, imagem corporal, comportamento alimentar e nível de atividade física em escolares do 5º ano do ensino fundamental de uma escola da rede municipal Presidente Prudente. Uma possibilidade de intervenção | pt |
dc.title.alternative | Self-concept, body image, eating behavior, and physical activity level in 5th-grade elementary school students from a municipal school in Presidente Prudente. A possibility for intervention | en |
dc.title.alternative | Autoconcepto, imagen corporal, comportamiento alimentario y nivel de actividad física en estudiantes de 5º grado de primaria de una escuela municipal de Presidente Prudente. Una posibilidad de intervención | es |
dc.type | Dissertação de mestrado | pt |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências e Tecnologia, Presidente Prudente | pt |
unesp.embargo | Online | pt |
unesp.examinationboard.type | Banca pública | pt |
unesp.graduateProgram | Educação Física - FC/FCT | pt |
unesp.knowledgeArea | Educação física escolar | pt |
unesp.researchArea | Ensino Fundamental 1 | pt |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1
Licença do Pacote
1 - 1 de 1
Carregando...
- Nome:
- license.txt
- Tamanho:
- 2.14 KB
- Formato:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Descrição: