Publicação: A organização dos espaços físicos das instituições regulares de ensino e suas contribuições no aprendizado das crianças portadoras de necessidades especiais
dc.contributor.advisor | Rossi, Célia Regina [UNESP] | |
dc.contributor.author | Marcelino, Patrícia Vasqui [UNESP] | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2015-03-23T15:21:59Z | |
dc.date.available | 2015-03-23T15:21:59Z | |
dc.date.issued | 2012 | |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem como proposta discutir a respeito da organização dos espaços públicos destinados às pessoas portadoras de necessidades especiais. Procura analisar como a questão da acessibilidade vem sendo tratada, nas escolas e no meio urbano, além de identificar, no município de Rio Claro quais as adaptações/adequações foram realizadas recentemente, no sentido de garantir maior acessibilidade aos seus munícipes. O objetivo é o de analisar como se dá a adequação desses espaços e sua contribuição para a vida das pessoas. Constitui-se em pesquisa qualitativa de referencial bibliográfico pautada no levantamento de autores que problematizem a questão do espaço físico, e suas relações com a inclusão, a deficiência e a acessibilidade. Contando ainda com pesquisa de campo e registro fotográfico das adequações no Centro Comercial da cidade de Rio Claro | pt |
dc.format.extent | 63 f. | |
dc.identifier.aleph | 000716070 | |
dc.identifier.citation | MARCELINO, Patrícia Vasqui. A organização dos espaços físicos das instituições regulares de ensino e suas contribuições no aprendizado das crianças portadoras de necessidades especiais. 2012. 63 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2012. | |
dc.identifier.file | marcelino_pv_tcc_rcla.pdf | |
dc.identifier.lattes | 5048619255003350 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/119808 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | |
dc.source | Aleph | |
dc.subject | Crianças deficientes | pt |
dc.subject | Deficientes - Orientação e mobilidade | pt |
dc.subject | Educação especial | pt |
dc.subject | Escolas | pt |
dc.subject | Acessibilidade | pt |
dc.subject | Edifícios públicos com acesso livre aos deficientes | pt |
dc.subject | Rio Claro (SP) | pt |
dc.title | A organização dos espaços físicos das instituições regulares de ensino e suas contribuições no aprendizado das crianças portadoras de necessidades especiais | pt |
dc.type | Trabalho de conclusão de curso | |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.advisor.lattes | 5048619255003350[1] | |
unesp.advisor.orcid | 0000-0002-2903-4955[1] | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Rio Claro | pt |
unesp.undergraduate | Pedagogia - IBRC | pt |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1
Carregando...
- Nome:
- marcelino_pv_tcc_rcla.pdf
- Tamanho:
- 1.26 MB
- Formato:
- Adobe Portable Document Format