Publicação: Alguns aspectos da transposição de uma sequencia didática sobre o comportamento de partículas e ondas
Carregando...
Data
Orientador
Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Tipo
Artigo
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (inglês)
This work presents a partial analysis of the implementation of a didactic sequence aimed at undergraduate students of quantum chemistry. The sequence develops on some fundamental concepts to understand the behavior of the objects particles and waves in the doubleslit experiment. The analysis is based on the didactic transposition theory, proposed by Yves Chevallard, which allows reflection upon the scientific knowledge reorganized to be used in teaching contexts. Our interest in this study lays on the dynamics of transposition of knowledge-to-be-taught into knowledge-taught, particularly the importance of making concepts more comprehensible. Results showed that the communication of knowledge by the students is presented with interruptions, gaps and colloquial language. The analysis allowed the identification of needs and possibilities of learning, as well as a turn in the teacher practice, through a dynamic process of action and reflection.
Resumo (português)
Neste trabalho apresentamos a análise de parte da implementação de uma sequência didática dirigida a estudantes de química quântica do ensino superior. A sequência versa sobre alguns conceitos fundamentais para a compreensão do comportamento dos objetos partículas e ondas no experimento da dupla fenda. O referencial de análise apoia-se na teoria da transposição didática proposta por Yves Chevallard, que possibilita a reflexão sobre o saber científico reelaborado para ser utilizado em situações de ensino. Nosso interesse neste estudo volta-se para a dinâmica da transição do saber a ensinar ao saber ensinado, mais especificamente, a importância de tornar os conceitos mais compreensíveis. Os resultados evidenciaram que a comunicação dos saberes pelos alunos se apresenta em meio às interrupções, lacunas e linguagens coloquiais. A análise permitiu identificar necessidades e possibilidades de aprendizagem, bem como reorientar a prática do professor, num processo dinâmico de ação e reflexão.
Descrição
Palavras-chave
Didactic transposition theory, Teaching of science, Double-slit experiment, Teoria da transposição didática, Ensino de Ciências, Experimento da dupla fenda
Idioma
Português
Como citar
REEC. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 9, n. 1, p. 199-224, 2010.