Logotipo do repositório
 

Publicação:
Alguns aspectos da transposição de uma sequencia didática sobre o comportamento de partículas e ondas

dc.contributor.authorKiouranis, Neide Maria Michellan
dc.contributor.authorSouza, Aguinaldo Robinson de [UNESP]
dc.contributor.authorSantin Filho, Ourides
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual de Maringá (UEM)
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2016-03-02T12:56:48Z
dc.date.available2016-03-02T12:56:48Z
dc.date.issued2010
dc.description.abstractThis work presents a partial analysis of the implementation of a didactic sequence aimed at undergraduate students of quantum chemistry. The sequence develops on some fundamental concepts to understand the behavior of the objects particles and waves in the doubleslit experiment. The analysis is based on the didactic transposition theory, proposed by Yves Chevallard, which allows reflection upon the scientific knowledge reorganized to be used in teaching contexts. Our interest in this study lays on the dynamics of transposition of knowledge-to-be-taught into knowledge-taught, particularly the importance of making concepts more comprehensible. Results showed that the communication of knowledge by the students is presented with interruptions, gaps and colloquial language. The analysis allowed the identification of needs and possibilities of learning, as well as a turn in the teacher practice, through a dynamic process of action and reflection.en
dc.description.abstractNeste trabalho apresentamos a análise de parte da implementação de uma sequência didática dirigida a estudantes de química quântica do ensino superior. A sequência versa sobre alguns conceitos fundamentais para a compreensão do comportamento dos objetos partículas e ondas no experimento da dupla fenda. O referencial de análise apoia-se na teoria da transposição didática proposta por Yves Chevallard, que possibilita a reflexão sobre o saber científico reelaborado para ser utilizado em situações de ensino. Nosso interesse neste estudo volta-se para a dinâmica da transição do saber a ensinar ao saber ensinado, mais especificamente, a importância de tornar os conceitos mais compreensíveis. Os resultados evidenciaram que a comunicação dos saberes pelos alunos se apresenta em meio às interrupções, lacunas e linguagens coloquiais. A análise permitiu identificar necessidades e possibilidades de aprendizagem, bem como reorientar a prática do professor, num processo dinâmico de ação e reflexão.pt
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Química, Faculdade de Ciências de Bauru
dc.format.extent199-224
dc.identifierhttp://reec.uvigo.es/REEC/spanish/REEC_older_es.htm
dc.identifier.citationREEC. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 9, n. 1, p. 199-224, 2010.
dc.identifier.fileISSN1579-1513-2010-09-01-199-224.pdf
dc.identifier.issn1579-1513
dc.identifier.lattes7461153369428865
dc.identifier.lattes4167514050938821
dc.identifier.lattes7542507931291205
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/134454
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofREEC. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceCurrículo Lattes
dc.subjectDidactic transposition theoryen
dc.subjectTeaching of scienceen
dc.subjectDouble-slit experimenten
dc.subjectTeoria da transposição didáticapt
dc.subjectEnsino de Ciênciaspt
dc.subjectExperimento da dupla fendapt
dc.titleAlguns aspectos da transposição de uma sequencia didática sobre o comportamento de partículas e ondaspt
dc.title.alternativeSome aspects of the transposition of a didactic sequence about the behavior of particles and wavesen
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes7461153369428865
unesp.author.lattes4167514050938821[2]
unesp.author.lattes7542507931291205
unesp.author.orcid0000-0003-2373-267X[2]
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, Baurupt
unesp.departmentQuímica - FCpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
ISSN1579-1513-2010-09-01-199-224.pdf
Tamanho:
201.1 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format