Repository logo
 

Publication:
PIBID e a formação de saberes docentes: percepções dos licenciandos sobre o uso de jogos educativos como estratégias para o ensino da matemática

Loading...
Thumbnail Image

Date

Advisor

Coadvisor

Graduate program

Undergraduate course

Journal Title

Journal ISSN

Volume Title

Publisher

Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)

Type

Work presented at event

Access right

Acesso abertoAcesso Aberto

Abstract

O presente artigo foi delineado a partir dos resultados obtidos por meio dos relatos de um grupo de alunos do Curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, campus Birigui, sobre suas percepções referentes a um subprojeto do PIBID (Programa de Bolsa de Iniciação a Docência), financiado pela CAPES, em parceria com duas escolas da Rede Estadual de Ensino de Birigui. Investigamos os relatos produzidos pelos alunos-bolsistas referentes às suas percepções sobre a aplicação de jogos lúdico-educativos como metodologia de ensino. A metodologia de trabalho empregada foi qualitativa e nos permitiu analisar os resultados em função da construção dos saberes docentes: saber o conteúdo, saber ensinar, saber interagir e saber ser. Avaliou-se que a inserção de jogos educativos como estratégia de ensino da matemática propicia e corrobora com uma aprendizagem significativa dos conteúdos e também auxiliam na mudança de postura dos alunos frente aos desafios da aprendizagem, pois estes sentem-se motivados a buscar o conhecimento por meio dos jogos educacionais. Foi possível verificar, na maioria dos depoimentos, que as vivências proporcionadas pelo o subprojeto PIBID de Matemática, principalmente no contexto da sala de aula, são primordiais para o desenvolvimento dos saberes docentes e das habilidades e competências necessárias à práxis pedagógica.

Description

Keywords

Language

Portuguese

Citation

CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 2816-2826

Related itens

Sponsors

Units

Departments

Undergraduate courses

Graduate programs