Publicação: PIBID e a formação de saberes docentes: percepções dos licenciandos sobre o uso de jogos educativos como estratégias para o ensino da matemática
dc.contributor.author | Rodrigues, Zionice Garbelini Martos | |
dc.contributor.author | Quintiliano, Luciane de Castro | |
dc.contributor.author | Ribeiro, Allan Victor | |
dc.contributor.author | Souza Filho, Moacir Pereira de [UNESP] | |
dc.contributor.institution | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2016-07-19T13:00:32Z | |
dc.date.available | 2016-07-19T13:00:32Z | |
dc.date.issued | 2014 | |
dc.description.abstract | O presente artigo foi delineado a partir dos resultados obtidos por meio dos relatos de um grupo de alunos do Curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, campus Birigui, sobre suas percepções referentes a um subprojeto do PIBID (Programa de Bolsa de Iniciação a Docência), financiado pela CAPES, em parceria com duas escolas da Rede Estadual de Ensino de Birigui. Investigamos os relatos produzidos pelos alunos-bolsistas referentes às suas percepções sobre a aplicação de jogos lúdico-educativos como metodologia de ensino. A metodologia de trabalho empregada foi qualitativa e nos permitiu analisar os resultados em função da construção dos saberes docentes: saber o conteúdo, saber ensinar, saber interagir e saber ser. Avaliou-se que a inserção de jogos educativos como estratégia de ensino da matemática propicia e corrobora com uma aprendizagem significativa dos conteúdos e também auxiliam na mudança de postura dos alunos frente aos desafios da aprendizagem, pois estes sentem-se motivados a buscar o conhecimento por meio dos jogos educacionais. Foi possível verificar, na maioria dos depoimentos, que as vivências proporcionadas pelo o subprojeto PIBID de Matemática, principalmente no contexto da sala de aula, são primordiais para o desenvolvimento dos saberes docentes e das habilidades e competências necessárias à práxis pedagógica. | pt |
dc.description.affiliation | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), Birigui, SP, Brasil | |
dc.description.affiliation | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Departamento de Física, Química e Biologia, Presidente Prudente, SP, Brasil | |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Departamento de Física, Química e Biologia, Presidente Prudente, SP, Brasil | |
dc.format.extent | 2816-2826 | |
dc.identifier | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ | |
dc.identifier.citation | CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 2816-2826 | |
dc.identifier.file | ISSN2357-7819-2014-2816-2826.pdf | |
dc.identifier.issn | 2357-7819 | |
dc.identifier.lattes | 9240823312105954 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/141803 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.publisher | Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) | |
dc.relation.ispartof | Congresso Nacional de Formação de Professores | |
dc.relation.ispartof | Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | |
dc.title | PIBID e a formação de saberes docentes: percepções dos licenciandos sobre o uso de jogos educativos como estratégias para o ensino da matemática | pt |
dc.type | Trabalho apresentado em evento | |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.author.lattes | 9240823312105954 | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia, Presidente Prudente | pt |
unesp.department | Física, Química e Biologia - FCT | pt |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1
Carregando...
- Nome:
- ISSN2357-7819-2014-2816-2826.pdf
- Tamanho:
- 557.18 KB
- Formato:
- Adobe Portable Document Format