Logotipo do repositório
 

Publicação:
PIBID e a formação de saberes docentes: percepções dos licenciandos sobre o uso de jogos educativos como estratégias para o ensino da matemática

dc.contributor.authorRodrigues, Zionice Garbelini Martos
dc.contributor.authorQuintiliano, Luciane de Castro
dc.contributor.authorRibeiro, Allan Victor
dc.contributor.authorSouza Filho, Moacir Pereira de [UNESP]
dc.contributor.institutionInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2016-07-19T13:00:32Z
dc.date.available2016-07-19T13:00:32Z
dc.date.issued2014
dc.description.abstractO presente artigo foi delineado a partir dos resultados obtidos por meio dos relatos de um grupo de alunos do Curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, campus Birigui, sobre suas percepções referentes a um subprojeto do PIBID (Programa de Bolsa de Iniciação a Docência), financiado pela CAPES, em parceria com duas escolas da Rede Estadual de Ensino de Birigui. Investigamos os relatos produzidos pelos alunos-bolsistas referentes às suas percepções sobre a aplicação de jogos lúdico-educativos como metodologia de ensino. A metodologia de trabalho empregada foi qualitativa e nos permitiu analisar os resultados em função da construção dos saberes docentes: saber o conteúdo, saber ensinar, saber interagir e saber ser. Avaliou-se que a inserção de jogos educativos como estratégia de ensino da matemática propicia e corrobora com uma aprendizagem significativa dos conteúdos e também auxiliam na mudança de postura dos alunos frente aos desafios da aprendizagem, pois estes sentem-se motivados a buscar o conhecimento por meio dos jogos educacionais. Foi possível verificar, na maioria dos depoimentos, que as vivências proporcionadas pelo o subprojeto PIBID de Matemática, principalmente no contexto da sala de aula, são primordiais para o desenvolvimento dos saberes docentes e das habilidades e competências necessárias à práxis pedagógica.pt
dc.description.affiliationInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), Birigui, SP, Brasil
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Departamento de Física, Química e Biologia, Presidente Prudente, SP, Brasil
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Departamento de Física, Química e Biologia, Presidente Prudente, SP, Brasil
dc.format.extent2816-2826
dc.identifierhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
dc.identifier.citationCONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 2816-2826
dc.identifier.fileISSN2357-7819-2014-2816-2826.pdf
dc.identifier.issn2357-7819
dc.identifier.lattes9240823312105954
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/141803
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.publisherPró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
dc.relation.ispartofCongresso Nacional de Formação de Professores
dc.relation.ispartofCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.titlePIBID e a formação de saberes docentes: percepções dos licenciandos sobre o uso de jogos educativos como estratégias para o ensino da matemáticapt
dc.typeTrabalho apresentado em evento
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes9240823312105954
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia, Presidente Prudentept
unesp.departmentFísica, Química e Biologia - FCTpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
ISSN2357-7819-2014-2816-2826.pdf
Tamanho:
557.18 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format