Publicação: Uma investigação sobre a Licenciatura da Educação do Campo habilitação em Matemática tratada com base na Educação Popular
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Data
2018-03-26
Autores
Orientador
Morelatti, Maria Raquel Miotto 

Coorientador
Pós-graduação
Educação - FCT
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Tese de doutorado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
O objetivo da investigação foi analisar o processo de constituição do curso de formação de professores “Licenciatura em Educação do Campo, com habilitação em Matemática”, de uma Universidade Pública, focalizando o contexto do Estágio Supervisionado em Matemática I na formação do professor que atuará nas escolas do campo. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de natureza etnográfica, baseado principalmente na observação participante, entrevistas e análise documental. Os dados foram produzidos por meio de narrativas elaboradas pelos licenciandos e gestores, documentos oficiais do curso, pesquisa em arquivos, entrevistas com os gestores, diário de campo do pesquisador, círculo de discussão com os educandos na universidade, dentre outros. A análise dos dados coletados pautou-se nas seguintes dimensões de análise: a institucional ou organizacional, a instrucional ou pedagógica e a sociopolítica/cultural. Estas dimensões encontram-se entrelaçadas e buscam compreender a prática social revelada na vida educacional. Os resultados da investigação apontam para uma série de problemas com relação ao desenvolvimento das atividades no Estágio Supervisionado em Matemática I decorrentes de autonomia e de questões políticas do saber fazer e aprender no ambiente universitário.
Resumo (inglês)
The goal for this research was to analyze the process of constitution for the teacher training course “Field Education Degree, with qualification in Mathematics”, focusing on the context of the Supervised Internship in Mathematics I on the formation of the teacher who will act in the schools on the field. This is a qualitative research, of an ethnographic nature, based mainly on participant observation, interviews and documentary analysis. The data was produced by means of narratives elaborated by the graduates and managers, official documents from the course, research on files, interviews with the managers, the researcher's field journal, discussion circle with students at the university, among others. The analysis of the collected data was based on the following dimensions of analysis: institutional or organizational, instructional or pedagogical, and sociopolitical/cultural. These dimensions are considered intertwined and seek to understand the social practice revealed in educational life. The results of this research point towards a series of problems related to the development of the activities on Supervised Internship on Mathematics I arising from autonomy and political issues of know-how and learning on an university environment.
Descrição
Palavras-chave
Licenciatura em Educação do Campo, Formação de professores para escola do campo, Estágio supervisionado em Matemática, Política no ensino de Matemática, Educação Popular e Pedagogia da Alternância, Degree on Field Education, Teacher training for field school, Supervised internship in Mathematics, Mathematics teaching policy, Popular Education and Pedagogy of Alternation
Idioma
Português