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Publicação:
O brincar no primeiro ano do ensino fundamental: perspectivas das crianças

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Orientador

Rossi, Fernanda

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Bauru - FC - Pedagogia

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de curso

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

Nesta pesquisa, objetivou-se conhecer e analisar o brincar na perspectiva das crianças do 1º anodo Ensino Fundamental. Além disso, investigou-se como as atividades lúdicas são incorporadas no currículo dessa etapa escolar. A pesquisa contou com a participação de 27 crianças com idades entre 6 e 7 anos para as rodas de conversa e 5 crianças para as entrevistas semiestruturadas individuais. Foram realizadas rodas de conversa e entrevistas semiestruturadas com o intuito de compreender, pela ótica das crianças, o processo de transição entre a etapa da Educação Infantil e do Ensino Fundamental e identificar estratégias para amenizar as dificuldades enfrentadas nesse período. Com base em uma abordagem qualitativa, a análise dos dados permitiu refletir sobre a dificuldade de incluir brincadeiras no Ensino Fundamental I e como os estudantes sentem falta dessas atividades lúdicas, que são essenciais para o desenvolvimento cognitivo, social e emocional. Este estudo buscou, portanto, não apenas evidenciar a relevância do brincar na educação, mas também propor formas de integrar de maneira eficaz essas práticas no cotidiano escolar, a fim de promover uma transição mais suave e positiva para as crianças. Concluiu-se que as crianças enfrentam dificuldades na adaptação à nova rotina, sendo necessário garantir a continuidade das práticas lúdicas e uma transição mais gradual entre as duas etapas.

Resumo (português)

This research aimed to analyze play from the perspective of children in the 1st grade of Elementary School. In addition, it investigated how playful activities are incorporated into the curriculum of this school stage. The research included the participation of 27 children aged between 6 and 7 years for the discussion groups and 5 children for the individual semi-structured interviews. Discussion groups and semi-structured interviews were carried out with the aim of understanding, from the children's perspective, the transition process between these two school stages and identifying strategies to alleviate the difficulties faced during this period. Based on a qualitative approach, the analysis of the data allowed us to reflect on the difficulty of including play in Elementary School I and how students miss these playful activities, which are essential for cognitive, social and emotional development. This study therefore sought not only to highlight the relevance of play in education, but also to propose ways to effectively integrate these practices into the school routine, in order to promote a smoother and more positive transition for students. It was concluded that children face difficulties in adapting to the new routine, making it necessary to ensure the continuity of playful practices and a more gradual transition between the two stages.

Descrição

Palavras-chave

Brincar, Ludicidade, Ensino Fundamental, Transição escolar, Play, Playfulness, Elementary Education, School transition

Idioma

Português

Como citar

LOPES, Camila Rodrigues. O brincar no primeiro ano do ensino fundamental: perspectivas das crianças. Orientador: Fernanda Rossi. 2024. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru, 2024.

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