Publicação: O diabo no sertão e no jornal: diálogos entre as representações do diabólico em O Sertanejo, de José de Alencar, e a imprensa periódica oitocentista
dc.contributor.advisor | Amorim, Pablo Simpson Kilzer [UNESP] | |
dc.contributor.author | Sanches, Rafaela Mendes Mano | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | |
dc.date.accessioned | 2024-10-03T18:31:52Z | |
dc.date.available | 2024-10-03T18:31:52Z | |
dc.date.issued | 2024-09-16 | |
dc.description.abstract | A presente pesquisa propõe o estudo do tema do pacto com o diabo e as figurações do diabólico na literatura sertanista do século XIX, tomando como principal objeto e ponto de referência o romance O Sertanejo, de José de Alencar. O estudo do romance se dá mediante o diálogo com obras literárias divulgadas na imprensa periódica dos oitocentos (1860-1880), cuja matéria envolve a sondagem do povo em regiões provincianas ou rurais, de modo a demonstrar o vívido interesse intelectual pelo sertão brasileiro contemplado pelo ambiente letrado em que se insere Alencar. Ao se comparar o modo como sertão é delineado no romance O sertanejo com outras obras contemporâneas que tem espaço na imprensa, como Lendas e Canções, de Juvenal Galeno, e Quadros, de Joaquim Serra, constata-se que as regiões agrestes do país são representadas como universo envolto em atmosfera sobrenatural, na qual avulta eventualmente o elemento diabólico. Diante de tal incidência, o trabalho investigará o modo como se articulam as representações do ambiente físico e social do sertão e figurações do diabólico, que em O sertanejo e nas obras convocadas à interlocução com o romance, representariam aspectos da imaginação popular. Entre os temas que se ligam ao diabólico, destaca-se o do pactário com o diabo, ideia que permeia o protagonista de O Sertanejo e que traz ao ambiente agreste representado reminiscências de temas caros ao romantismo, como o gênio, a rebeldia satânica, o herói assinalado, suscitados por obras como Fausto, de Goethe, o ponto alto do referencial estético para o temário do pacto. Acercando-se da cultura popular com liberdade inventiva, a literatura regional do século XIX se oferece como um espaço para experimentação estética em que se entrecruzam o lastro do real, a história e a imaginação popular; a exemplo de O Sertanejo, o maravilhoso popular parece ser espaço oportuno para a conjugação desses elementos que orientavam a tentativa de investigação da alma popular pela ficção. Em O Sertanejo, o maravilhoso parece se desenvolver sobretudo como atmosfera, em que a natureza soturna dos rincões, povoada de silêncios e superstições, recebe uma atmosfera aziaga, aberta às ideias de manifestações do diabólico, em particular do pacto com o demônio. Os juízos e crenças coletivas que ganham voz no romance de José de Alencar fazem o diabólico incidir sobre os rebeldes, os estranhos, os marginalizados, indivíduos deslocados que o herói de O Sertanejo, Arnaldo, parece encarnar. Assim, as sugestões do diabólico são manifestações do estranhamento frente o outro. A pesquisa, portanto, dedica atenção específica à relação do diabólico com o elemento popular, em que avultam o retrato supersticioso da alteridade. No que toca à figura do pactário, essa representação evoca releituras da tradição literária de Fausto, Goethe. O pacto com o diabo em sentido mais amplo o diabólico, em O Sertanejo, não seria elemento concernente apenas ao registro do maravilhoso popular, mas espécie de metáfora de conflitos e circunstâncias sociais e históricas. | pt |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | |
dc.description.sponsorshipId | 88887.336839/2019-00 | |
dc.identifier.citation | SANCHES, Rafaela Mendes Mano. O diabo no sertão e no jornal: diálogos entre as representações do diabólico em O Sertanejo, de José de Alencar, e a imprensa periódica oitocentista. 2024. 27 f. Relatório (Pós-doutorado em Letras) - Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", São José do Rio Preto 2024. | |
dc.identifier.lattes | 9086-8424-4860-9161 | |
dc.identifier.orcid | 0000-0002-4128-6282 | |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/11449/257634 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | pt |
dc.subject | Romance sertanista - Séc. XIX | pt |
dc.subject | Figurações diabólicas | pt |
dc.subject | Imprensa - Séc. XIX | pt |
dc.subject | Literatura brasileira - História e crítica - Séc. XIX | pt |
dc.subject | Brazilian literature - History and criticism -19th century | en |
dc.subject | Country romance - 19th century | en |
dc.subject | Diabolical figurations | en |
dc.subject | Press - 19th century | en |
dc.title | O diabo no sertão e no jornal: diálogos entre as representações do diabólico em O Sertanejo, de José de Alencar, e a imprensa periódica oitocentista | |
dc.title.alternative | The Devil in the Backlands and in the Newspaper: Dialogues Between the Representations of the Diabolical in José de Alencar's O Sertanejo and 19th-Century Periodical Press" | en |
dc.type | Relatório de pós-doc | pt |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, São José do Rio Preto | pt |
unesp.embargo | Online | pt |
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