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Publicação:
O diabo no sertão e no jornal: diálogos entre as representações do diabólico em O Sertanejo, de José de Alencar, e a imprensa periódica oitocentista

dc.contributor.advisorAmorim, Pablo Simpson Kilzer [UNESP]
dc.contributor.authorSanches, Rafaela Mendes Mano
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.date.accessioned2024-10-03T18:31:52Z
dc.date.available2024-10-03T18:31:52Z
dc.date.issued2024-09-16
dc.description.abstractA presente pesquisa propõe o estudo do tema do pacto com o diabo e as figurações do diabólico na literatura sertanista do século XIX, tomando como principal objeto e ponto de referência o romance O Sertanejo, de José de Alencar. O estudo do romance se dá mediante o diálogo com obras literárias divulgadas na imprensa periódica dos oitocentos (1860-1880), cuja matéria envolve a sondagem do povo em regiões provincianas ou rurais, de modo a demonstrar o vívido interesse intelectual pelo sertão brasileiro contemplado pelo ambiente letrado em que se insere Alencar. Ao se comparar o modo como sertão é delineado no romance O sertanejo com outras obras contemporâneas que tem espaço na imprensa, como Lendas e Canções, de Juvenal Galeno, e Quadros, de Joaquim Serra, constata-se que as regiões agrestes do país são representadas como universo envolto em atmosfera sobrenatural, na qual avulta eventualmente o elemento diabólico. Diante de tal incidência, o trabalho investigará o modo como se articulam as representações do ambiente físico e social do sertão e figurações do diabólico, que em O sertanejo e nas obras convocadas à interlocução com o romance, representariam aspectos da imaginação popular. Entre os temas que se ligam ao diabólico, destaca-se o do pactário com o diabo, ideia que permeia o protagonista de O Sertanejo e que traz ao ambiente agreste representado reminiscências de temas caros ao romantismo, como o gênio, a rebeldia satânica, o herói assinalado, suscitados por obras como Fausto, de Goethe, o ponto alto do referencial estético para o temário do pacto. Acercando-se da cultura popular com liberdade inventiva, a literatura regional do século XIX se oferece como um espaço para experimentação estética em que se entrecruzam o lastro do real, a história e a imaginação popular; a exemplo de O Sertanejo, o maravilhoso popular parece ser espaço oportuno para a conjugação desses elementos que orientavam a tentativa de investigação da alma popular pela ficção. Em O Sertanejo, o maravilhoso parece se desenvolver sobretudo como atmosfera, em que a natureza soturna dos rincões, povoada de silêncios e superstições, recebe uma atmosfera aziaga, aberta às ideias de manifestações do diabólico, em particular do pacto com o demônio. Os juízos e crenças coletivas que ganham voz no romance de José de Alencar fazem o diabólico incidir sobre os rebeldes, os estranhos, os marginalizados, indivíduos deslocados que o herói de O Sertanejo, Arnaldo, parece encarnar. Assim, as sugestões do diabólico são manifestações do estranhamento frente o outro. A pesquisa, portanto, dedica atenção específica à relação do diabólico com o elemento popular, em que avultam o retrato supersticioso da alteridade. No que toca à figura do pactário, essa representação evoca releituras da tradição literária de Fausto, Goethe. O pacto com o diabo em sentido mais amplo o diabólico, em O Sertanejo, não seria elemento concernente apenas ao registro do maravilhoso popular, mas espécie de metáfora de conflitos e circunstâncias sociais e históricas.pt
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
dc.description.sponsorshipId88887.336839/2019-00
dc.identifier.citationSANCHES, Rafaela Mendes Mano. O diabo no sertão e no jornal: diálogos entre as representações do diabólico em O Sertanejo, de José de Alencar, e a imprensa periódica oitocentista. 2024. 27 f. Relatório (Pós-doutorado em Letras) - Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", São José do Rio Preto 2024.
dc.identifier.lattes9086-8424-4860-9161
dc.identifier.orcid0000-0002-4128-6282
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/11449/257634
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso abertopt
dc.subjectRomance sertanista - Séc. XIXpt
dc.subjectFigurações diabólicaspt
dc.subjectImprensa - Séc. XIXpt
dc.subjectLiteratura brasileira - História e crítica - Séc. XIXpt
dc.subjectBrazilian literature - History and criticism -19th centuryen
dc.subjectCountry romance - 19th centuryen
dc.subjectDiabolical figurationsen
dc.subjectPress - 19th centuryen
dc.titleO diabo no sertão e no jornal: diálogos entre as representações do diabólico em O Sertanejo, de José de Alencar, e a imprensa periódica oitocentista
dc.title.alternativeThe Devil in the Backlands and in the Newspaper: Dialogues Between the Representations of the Diabolical in José de Alencar's O Sertanejo and 19th-Century Periodical Press"en
dc.typeRelatório de pós-docpt
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, São José do Rio Pretopt
unesp.embargoOnlinept

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