Logotipo do repositório
 

Publicação:
Núcleo de comunicação, inovação e gestão (CIG): a Fanpage como produto midiático para fomentar uma cultura de inovação nas MPEs

dc.contributor.authorUtimura, Carolina Naomi [UNESP]
dc.contributor.authorSilva, Monalisa Ribeiro da [UNESP]
dc.contributor.authorLelis, Mariane Frascareli [UNESP]
dc.contributor.authorPorém, Maria Eugênia [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2016-08-04T13:34:17Z
dc.date.available2016-08-04T13:34:17Z
dc.date.issued2015-09-18
dc.description.abstractThis article aims to report the planning and structuring of the first production media the Núcleo de Comunicação, Inovação e Gestão (CIG), research and extension group founded in 2015 at the Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", campus of Bauru/SP. The group consists of teachers, professionals from various fields, masters and graduate students aims to support the joint studies, reflections and experiences of management, communication and innovation in order to make the entrepreneurs of micro and small businesses can recognize innovation as a management model in order to foster a culture of innovation through communication skills. In the context of the difficulties of micro and small businesses to remain "alive" such a competitive scenario in which large businesses prevail, we must help them in an educational and accessible way, with an adapted language and compelling content. Therefore, the CIG's Facebook page will be a digital platform to assist in the development of SMEs, so as to promote planning habit of realistic innovation and valuing the role of communication in small businesses. In the Facebook content planning, we structured a range of posts that will follow the language guidelines, schedule and variance of themes also consolidate the measurement results thereof. With these metrics can get a better sense of the reach and effectiveness of media production performed. Thus, it is expected that there is an increase in the promotion of culture of innovation, addressing guided content in the reality of SMEs, with the largest membership of entrepreneurs to thus help improve your way of managing power and offer greater competitive advantage in Marketplace.en
dc.description.abstractEste artigo visa relatar o planejamento e estruturação da produção midiática do Núcleo de Comunicação, Inovação e Gestão (CIG), grupo de pesquisa e extensão fundado em 2015 na Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, campus de Bauru/SP. O CIG é composto por docentes, mestrandos e graduandos e bolsistas Proex, tem como objetivo apoiar a articulação de estudos, reflexões, experiências e práticas entre comunicação, inovação e gestão, como suporte de apoio às Micro e Pequenas Empresas (MPES), voltado à promoção da cultura de inovação. Umas das práticas do CIG é propor e/ou desenvolver ambientes de aprendizagem que impactem nos empreendedores de Micro e Pequenas empresas para reconhecerem a inovação como um modelo de gestão de modo a fomentar uma cultura de inovação, por meio das competências em comunicação. No contexto das dificuldades das micro e pequenas empresas se manterem “vivas” um cenário tão competitivo no qual os grandes negócios imperam, é preciso auxiliá-las de forma didática e acessível, com uma linguagem adaptada e um conteúdo atrativo. Assim sendo, como um dos produtos midiáticos sugeridos pelo CIG, foi criada uma página do Facebook, que será uma plataforma digital para auxiliar no desenvolvimento das MPEs, assim como no incentivo ao hábito do planejamento, da inovação realista e valorizando o papel da comunicação nos pequenos negócios. No planejamento de conteúdo do Facebook, estruturamos uma escala de postagens que seguirá as orientações de linguagem, horário e variância de temas, também a consolidação a mensuração de resultados da mesma. Com essas métricas podemos ter uma melhor noção do alcance e efetividade da produção midiática realizada. Assim, espera-se que haja um aumento do fomento da cultura de inovação, abordando conteúdos pautados na realidade das MPEs, contando com a maior adesão dos empreendedores para, assim, ajudar a melhorar sua forma de gerir e poder oferecer uma maior vantagem competitiva no mercado.pt
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Comunicação Social, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação de Bauru
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista, Pós-Graduação em Comunicação, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação de Bauru
dc.description.sponsorshipPró-Reitoria de Extensão Universitária (PROEX UNESP)
dc.format.extent1-5
dc.identifierhttp://200.145.6.205/index.php/congressoextensao/8congressoextensao/paper/view/440
dc.identifier.citation8º Congresso de extensão universitária da UNESP, p. 1-5, 2015.
dc.identifier.fileISSN2176-9761-2015-01-05-utimura.pdf
dc.identifier.issn2176-9761
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/142078
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.relation.ispartofCongresso de extensão universitária da UNESP
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourcePROEX
dc.subjectProduto midiáticoen
dc.subjectComunicaçãoen
dc.subjectInovaçãoen
dc.subjectMedia productpt
dc.subjectCommunicationpt
dc.subjectInnovationpt
dc.titleNúcleo de comunicação, inovação e gestão (CIG): a Fanpage como produto midiático para fomentar uma cultura de inovação nas MPEspt
dc.typeTrabalho apresentado em evento
dcterms.licensehttp://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/about/editorialPolicies#openAccessPolicy
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design, Baurupt
unesp.departmentComunicação Social - FAACpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
ISSN2176-9761-2015-01-05-utimura.pdf
Tamanho:
450.12 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format