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Publicação:
Recuperação de estudantes em defasagem escolar na escrita: análise de uma intervenção didática numa perspectiva vigostkiana

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Orientador

Ferreira, Anise de Abreu Gonçalves D'Orange

Coorientador

Pós-graduação

Linguística e Língua Portuguesa - FCLAR

Curso de graduação

Título da Revista

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Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Tese de doutorado

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

A dificuldade no ensino da escrita nas escolas públicas, influenciada por desafios históricos, exige a busca constante por métodos pedagógicos inovadores. Esta investigação, inserida no campo da Engenharia Didática de Ensino de Língua e fundamentada na perspectiva vigotskiana, no Interacionismo Sociodiscursivo e na Atividade Orientadora de Ensino, analisou uma organização de ensino com o objetivo de promover o desenvolvimento de capacidades de linguagem na escrita de estudantes com defasagem. Para tanto, o ensino da escrita de dissertação-argumentativa foi estruturado em um itinerário didático com um dispositivo de ensino, implementado em 2022, acompanhando um grupo de alunos da terceira série do ensino médio de uma escola pública. A professora, atuando como pesquisadora e mediadora, utilizou diversas ferramentas de mediação – atividades de expressão escrita e oral, tarefas e exercícios de metalinguagem – para facilitar as ações e operações linguísticas necessárias à superação das dificuldades relacionadas ao conteúdo temático e ao gênero textual. Os resultados indicaram a necessidade de uma organização de ensino que considere as múltiplas dimensões do gênero e as especificidades dos estudantes com defasagem, bem como a relevância da mediação docente e do dispositivo de ensino. A análise das produções escritas antes e depois das intervenções, evidenciou o desenvolvimento de capacidades de linguagem na produção escrita da dissertação-argumentativa, permitindo que os estudantes atendessem aos critérios de tema e gênero exigidos em processos seletivos, embora algumas dificuldades ortográficas persistissem. A integração das bases teóricas vigotskianas com o dispositivo de ensino mostrou-se eficaz para auxiliar na superação dos obstáculos, podendo, assim, ser considerada uma importante contribuição metodológica para a pesquisa e o ensino. As escolhas didáticas para engajar os estudantes no projeto anual de escrita, argumentação e apropriação do conteúdo temático, como o “debate” e a “página de Instagram”, foram bem-sucedidas. Por fim, o uso de um corretor de redações com inteligência artificial demonstrou ser um valioso aliado na pesquisa e no âmbito acadêmico, especialmente no tratamento de um grande volume de textos. Sugere-se a realização de pesquisas direcionadas ao desenvolvimento da argumentação em estudantes do ensino médio com defasagem na escrita, assim como o estudo do impacto de intervenções focadas no desenvolvimento da consciência metalinguística sobre os mecanismos argumentativos e o papel da mediação docente na explicitação e internalização das lógicas argumentativas.

Resumo (inglês)

The difficulty in teaching writing in public schools, influenced by historical challenges, demands a constant search for innovative pedagogical methods. This investigation, situated within the field of Didactic Engineering of Language Teaching and grounded in the Vygotskian perspective, Sociodiscursive Interactionism, and the Teaching-Oriented Activity, analyzed a teaching organization with the aim of promoting the development of language skills in the writing of students with learning deficiencies. To this end, the teaching of argumentative essay writing was structured in a didactic itinerary with a teaching device, implemented in 2022, following a group of third-year high school students from a public school. The teacher, acting as both researcher and mediator, used various mediation tools – written and oral expression activities, tasks, and metalinguistic exercises – to facilitate the linguistic actions and operations necessary to overcome the difficulties related to the thematic content and the textual genre. The results indicated the need for a teaching organization that considers the multiple dimensions of the genre and the specificities of students with learning deficiencies, as well as the relevance of teacher mediation and the teaching device. The analysis of written productions before and after the interventions evidenced the development of language skills in the written production of the argumentative essay, allowing students to meet the criteria of theme and genre required in selection processes, although some orthographic difficulties persisted. The integration of the Vygotskian theoretical bases with the teaching device proved effective in helping to overcome obstacles and can thus be considered an important methodological contribution to research and teaching. The didactic choices to engage students in the annual project of writing, argumentation, and appropriation of thematic content, such as the “debate” and the “Instagram page,” were successful. Finally, the use of an AI-powered essay corrector proved to be a valuable ally in research and in the academic sphere, especially in the processing of a large volume of texts. It is suggested that research be conducted focusing on the development of argumentation in high school students with writing deficiencies, as well as the study of the impact of interventions focused on the development of metalinguistic awareness on argumentative mechanisms and the role of teacher mediation in the explication and internalization of argumentative logics.

Descrição

Palavras-chave

Ensino, Didática Ensino Médio, Redação, Inteligência artificial aplicações educacionais, Artificial Intelligence Essay Corrector, Teaching organization

Idioma

Português

Como citar

CANIZARES], [K. A. L.. Recuperação de estudantes em defasagem escolar na escrita: análise de uma intervenção didática numa perspectiva vigostkiana. 2025. Tese (Doutorado em Linguística e Língua Portuguesa) – Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Araraquara, 2025.

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