Logotipo do repositório
 

Publicação:
Imaginário social de professores sobre a inclusão de alunos com altas habilidades

dc.contributor.authorChacon, Miguel Claudio Moriel [UNESP]
dc.contributor.authorPaulino, Carlos Eduardo [UNESP]
dc.contributor.authorPedro, Ketilin Mayra [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2016-06-28T17:31:13Z
dc.date.available2016-06-28T17:31:13Z
dc.date.issued2011
dc.description.abstractObjetivamos discutir a formação docente para trabalhar com alunos altas habilidades (AH) a partir do imaginário social de professores. Participaram 59 coordenadores da rede municipal de ensino de Marília. O instrumento de coleta de dados foi a escala de Mushoriwa. As respostas foram analisadas quantitativamente. Os professores demonstraram pensar em inclusão escolar e social. Não há consenso sobre limitações ou não do desempenho acadêmico do AH. Há divergência sobre o que imaginam a respeito de piorar os problemas de aprendizagem dos AH. Na sua maioria, Concordam inteiramente ou parcialmente, que aumentará a oportunidade de outros alunos se beneficiarem da instrução especializada dada aos AH. Há uma tendência mais em concordar que em discordar de que a inserção do aluno AH desenvolverá um sentimento mais forte de confiança na sua habilidade acadêmica. Concordam inteiramente ou parcialmente que garantirão que os demais alunos serão compreensivos com os AH. Um número expressivo acredita que não compreenderão totalmente os problemas associados às AH. Há contradição nas respostas dadas nos enunciados 12 (discordam, em sua maioria, totalmente ou mais ou menos que não irão prover assistência educacional adequada ao aluno AH) e 13 (um numero expressivo, discordam mais ou menos ou discordam inteiramente quanto a estarem preparados para ensinar efetivamente o aluno AH). Há oscilação sobre se ficarão felizes por terem aluno AH/SD em suas salas. Há necessidade de formação na área.pt
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Educacao Especial, Faculdade de Filosofia e Ciências, Marília
dc.format.extent5023-5034
dc.identifierhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
dc.identifier.citationCONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 5023-5034
dc.identifier.fileISSN2236-9708-2011-5023-5034.pdf
dc.identifier.issn9708-2011
dc.identifier.lattes3168297318782887
dc.identifier.orcid0000-0002-6473-8958
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/139664
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.publisherPró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
dc.relation.ispartofCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectAltas habilidadespt
dc.subjectFormação docentept
dc.subjectInclusãopt
dc.titleImaginário social de professores sobre a inclusão de alunos com altas habilidadespt
dc.typeTrabalho apresentado em evento
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes3168297318782887[1]
unesp.author.orcid0000-0002-6473-8958[1]
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências, Maríliapt
unesp.departmentEducação Especial - FFCpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
ISSN2236-9708-2011-5023-5034.pdf
Tamanho:
50.03 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format