Publicação: O ensino dialógico da escrita: repensando práticas
Carregando...
Data
2024-06-18
Autores
Orientador
Curado, Odilon Helou Fleury
Coorientador
Pós-graduação
Letras - FCLAR/FCLAS
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Dissertação de mestrado
Direito de acesso
Acesso aberto
Resumo
Resumo (português)
A pesquisa assume a adoção de práticas dialógicas no ensino da escrita como objetivo para a proposta de oferecer subsídios à superação de dificuldades expressivas escritas de aprendizes em uma escola municipal de ensino fundamental II no município de Novo Horizonte, interior de São Paulo. Nosso objeto de estudo tem como foco as produções textuais de um conjunto de alunos do 7° ano da EMEF Francisco Álvares Florence. Partindo do pressuposto de que a maior parte de tais dificuldades provém de um ensino de bases monológicas, voltadas para o trabalho com teorias gramaticais estanques, como os realizados pela então professora da turma, hoje a pesquisadora em causa, buscaremos compreender por meio da pesquisa qualitativa a natureza destas dificuldades, no tocante ao domínio da modalidade escrita formal do português, e, a partir daí, propor atividades que, conectando fala e escrita na medida da importância daquela para o manuseio eficaz desta, possam favorecer aos aprendizes desenvolver, na escola e na sociedade, o papel efetivo de sujeitos discursivos proficientes. Teórico-metodologicamente fundamentado no aporte sociointeracionista, associado ao dialogismo bakhtiniano, e nas concepções do sociólogo Pierre Bourdieu, o estudo assume que o sujeito e a linguagem constituem-se mutuamente em processos de sociointeração discursiva, circunstância poucas ou raríssimas vezes observada, em um contraponto dialógico, na grande maioria das escolas públicas de ensino fundamental, conforme demonstram-nos exaustivamente diversas pesquisas, como as de Koch (2023) e Marcuschi (2010). Posto isso, verificaremos como o ensino dialógico pode ser implantado durante o processo de ensino da escrita, exatamente em oposição ao alinhamento monológico escolar, muitas vezes responsável pela dicotomização, no atual cenário educacional, entre sujeito discursivo e linguagem. A escola, no ensino do português, centraliza sua atenção ou em teorizações formais ou, no que diz respeito à produção textual, no produto final, o texto, sem considerar efetivamente o processo, as relações sociais envolvidas, isolando o indivíduo e o contexto de produção, além de ignorar a complementaridade que envolve escrita e fala. O resultado esperado, na disseminação de novos conhecimentos para o ensino da escrita, é promover meios didáticos e sugerir propostas de práticas pedagógicas que possibilitem ao aprendiz compreender, como sujeito discursivo, a importância da “escrita dialógica”, na sua utilização cotidiana, propiciando-lhe melhores condições de interagir com o mundo de forma crítica. Como fruto das práticas adotadas durante este estudo, verificou-se que tendo como ponto de partida a oralidade, os alunos sentiram-se mais à vontade para registrar, posteriormente, de forma escrita seus conhecimentos; que a prática da escrita se tornou mais agradável e; além disso, que os diálogos em sala permitiram com que eles se reconhecessem nos discursos apresentados pelos colegas e começassem a compreender a Escola como espaço de partilha, de troca, de efetivo aprendizado.
Resumo (inglês)
The research assumes the adoption of dialogical practices in teaching writing as an objective for the proposal to offer subsidies to overcome expressive written difficulties of learners in a municipal elementary school II in the city of Novo Horizonte, in the interior of São Paulo. Our object of study focuses on the textual productions of a group of 7th year students at EMEF Francisco Álvares Florence. Assuming that most of these difficulties come from monologic-based teaching, focused on working with rigid grammatical theories, such as those carried out by the then class teacher, now the researcher in question, we will seek to understand through qualitative research the nature of these difficulties, with regard to mastering the formal written form of Portuguese, and, from there, propose activities that, connecting speech and writing to the extent of the importance of the former for the effective handling of the latter, can favor learners to develop, at school and in society, the effective role of proficient discursive subjects. Theoretically-methodologically based on the socio-interactionist contribution, associated with Bakhtinian dialogism, and on the conceptions of the sociologist Pierre Bourdieu, the study assumes that the subject and language mutually constitute each other in processes of discursive socio-interaction, a circumstance rarely or rarely observed, in a counterpoint dialogical, in the vast majority of public elementary schools, as exhaustively demonstrated by various studies, such as those by Kock (2023) and Marcuschi (2010). That said, we will verify how dialogic teaching can be implemented during the process of teaching writing, exactly in opposition to the school monologic alignment, often responsible for the dichotomization, in the current educational scenario, between discursive subject and language. The school, in teaching Portuguese, focuses its attention either on formal theorizations or, with regard to textual production, on the final product, the text, without effectively considering the process, the social relations involved, isolating the individual and the context of production, in addition to ignoring the complementarity that involves writing and speaking. The expected result, in the dissemination of new knowledge for teaching writing, is to promote didactic means and suggest proposals for pedagogical practices that enable the learner to understand, as a discursive subject, the importance of “dialogical writing”, in its daily use, enabling better conditions to interact with the world in a critical way. As a result of the practices adopted during this study, it was found that taking oral speech as a starting point, students felt more comfortable recording their knowledge in writing later; that the practice of writing has become more enjoyable and; Furthermore, the dialogues in the classroom allowed them to recognize themselves in the speeches presented by their colleagues and begin to understand the School as a space for sharing, exchanging, and effective learning.
Descrição
Idioma
Português
Como citar
GOUVÊIA, Jéssica Lucas de. O ensino dialógico da escrita: repensando práticas. 2024. 94 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) – Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Assis, 2024.