Publicação:
O ensino dialógico da escrita: repensando práticas

dc.contributor.advisorCurado, Odilon Helou Fleury [UNESP]
dc.contributor.authorGouvêia, Jéssica Lucas de [UNESP]
dc.date.accessioned2024-08-20T18:26:29Z
dc.date.available2024-08-20T18:26:29Z
dc.date.issued2024-06-18
dc.description.abstractA pesquisa assume a adoção de práticas dialógicas no ensino da escrita como objetivo para a proposta de oferecer subsídios à superação de dificuldades expressivas escritas de aprendizes em uma escola municipal de ensino fundamental II no município de Novo Horizonte, interior de São Paulo. Nosso objeto de estudo tem como foco as produções textuais de um conjunto de alunos do 7° ano da EMEF Francisco Álvares Florence. Partindo do pressuposto de que a maior parte de tais dificuldades provém de um ensino de bases monológicas, voltadas para o trabalho com teorias gramaticais estanques, como os realizados pela então professora da turma, hoje a pesquisadora em causa, buscaremos compreender por meio da pesquisa qualitativa a natureza destas dificuldades, no tocante ao domínio da modalidade escrita formal do português, e, a partir daí, propor atividades que, conectando fala e escrita na medida da importância daquela para o manuseio eficaz desta, possam favorecer aos aprendizes desenvolver, na escola e na sociedade, o papel efetivo de sujeitos discursivos proficientes. Teórico-metodologicamente fundamentado no aporte sociointeracionista, associado ao dialogismo bakhtiniano, e nas concepções do sociólogo Pierre Bourdieu, o estudo assume que o sujeito e a linguagem constituem-se mutuamente em processos de sociointeração discursiva, circunstância poucas ou raríssimas vezes observada, em um contraponto dialógico, na grande maioria das escolas públicas de ensino fundamental, conforme demonstram-nos exaustivamente diversas pesquisas, como as de Koch (2023) e Marcuschi (2010). Posto isso, verificaremos como o ensino dialógico pode ser implantado durante o processo de ensino da escrita, exatamente em oposição ao alinhamento monológico escolar, muitas vezes responsável pela dicotomização, no atual cenário educacional, entre sujeito discursivo e linguagem. A escola, no ensino do português, centraliza sua atenção ou em teorizações formais ou, no que diz respeito à produção textual, no produto final, o texto, sem considerar efetivamente o processo, as relações sociais envolvidas, isolando o indivíduo e o contexto de produção, além de ignorar a complementaridade que envolve escrita e fala. O resultado esperado, na disseminação de novos conhecimentos para o ensino da escrita, é promover meios didáticos e sugerir propostas de práticas pedagógicas que possibilitem ao aprendiz compreender, como sujeito discursivo, a importância da “escrita dialógica”, na sua utilização cotidiana, propiciando-lhe melhores condições de interagir com o mundo de forma crítica. Como fruto das práticas adotadas durante este estudo, verificou-se que tendo como ponto de partida a oralidade, os alunos sentiram-se mais à vontade para registrar, posteriormente, de forma escrita seus conhecimentos; que a prática da escrita se tornou mais agradável e; além disso, que os diálogos em sala permitiram com que eles se reconhecessem nos discursos apresentados pelos colegas e começassem a compreender a Escola como espaço de partilha, de troca, de efetivo aprendizado.pt
dc.description.abstractThe research assumes the adoption of dialogical practices in teaching writing as an objective for the proposal to offer subsidies to overcome expressive written difficulties of learners in a municipal elementary school II in the city of Novo Horizonte, in the interior of São Paulo. Our object of study focuses on the textual productions of a group of 7th year students at EMEF Francisco Álvares Florence. Assuming that most of these difficulties come from monologic-based teaching, focused on working with rigid grammatical theories, such as those carried out by the then class teacher, now the researcher in question, we will seek to understand through qualitative research the nature of these difficulties, with regard to mastering the formal written form of Portuguese, and, from there, propose activities that, connecting speech and writing to the extent of the importance of the former for the effective handling of the latter, can favor learners to develop, at school and in society, the effective role of proficient discursive subjects. Theoretically-methodologically based on the socio-interactionist contribution, associated with Bakhtinian dialogism, and on the conceptions of the sociologist Pierre Bourdieu, the study assumes that the subject and language mutually constitute each other in processes of discursive socio-interaction, a circumstance rarely or rarely observed, in a counterpoint dialogical, in the vast majority of public elementary schools, as exhaustively demonstrated by various studies, such as those by Kock (2023) and Marcuschi (2010). That said, we will verify how dialogic teaching can be implemented during the process of teaching writing, exactly in opposition to the school monologic alignment, often responsible for the dichotomization, in the current educational scenario, between discursive subject and language. The school, in teaching Portuguese, focuses its attention either on formal theorizations or, with regard to textual production, on the final product, the text, without effectively considering the process, the social relations involved, isolating the individual and the context of production, in addition to ignoring the complementarity that involves writing and speaking. The expected result, in the dissemination of new knowledge for teaching writing, is to promote didactic means and suggest proposals for pedagogical practices that enable the learner to understand, as a discursive subject, the importance of “dialogical writing”, in its daily use, enabling better conditions to interact with the world in a critical way. As a result of the practices adopted during this study, it was found that taking oral speech as a starting point, students felt more comfortable recording their knowledge in writing later; that the practice of writing has become more enjoyable and; Furthermore, the dialogues in the classroom allowed them to recognize themselves in the speeches presented by their colleagues and begin to understand the School as a space for sharing, exchanging, and effective learning.en
dc.identifier.capes23001011069P5
dc.identifier.citationGOUVÊIA, Jéssica Lucas de. O ensino dialógico da escrita: repensando práticas. 2024. 94 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) – Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Assis, 2024.pt
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/11449/257112
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso abertopt
dc.subjectEscritapt
dc.subjectProdução textualpt
dc.subjectEnsinopt
dc.subjectDialogiapt
dc.subjectSujeito discursivopt
dc.subjectEscrita - Estudo e ensinopt
dc.subjectEducação dialógicapt
dc.subjectEnsino fundamental - Novo Horizonte (SP)pt
dc.subjectWritingen
dc.subjectTextual productionen
dc.subjectTeachingen
dc.subjectDialogueen
dc.subjectDiscursive subjecten
dc.titleO ensino dialógico da escrita: repensando práticaspt
dc.title.alternativeThe dialogical teaching of writing: rethinking practicesen
dc.typeDissertação de mestradopt
dcterms.impactO presente trabalho pretende mostrar os resultados de uma pesquisa qualitativa realizada em escola pública no interior de São Paulo. A proposta surgiu diante da necessidade de compreensão das muitas dificuldades encontradas pelos aprendizes durante o processo de aquisição da modalidade escrita formal do português. Partimos do pressuposto de que grande parcela de tais dificuldades tem sua origem em um ensino marcado pelo monologismo no tratamento dispensado pela escola à língua materna, especialmente por ignorar a relação entre a oralidade, competência que o jovem já traz para a escola, e a escrita. O intuito, com o entendimento, é buscar caminhos para que os aprendizes consigam conectar o oral e o escrito, e percebam a importância daquele para a aquisição deste, tanto nos centros escolares quanto na sociedade; além disso, espera-se que com a efetiva aquisição da escrita eles possam assumir, decididamente, o papel de sujeitos discursivos proficientes. As práticas monológicas implantadas em sala de aula corroboram para um ensino centrado nas concepções gramaticais e na estrutura formal do texto, tendo, portanto, como foco o produto pronto, o texto. Enquanto isso, as suas condições de produção, na relação do indivíduo e com a sua comunidade, e o vínculo entre fala e escrita acabam por ser excluídas. Espera-se que, com a adoção de práticas dialógicas durante o processo de ensino da escrita, os aprendizes tenham condições de compreender a importância dessa modalidade e de sua utilização e que possam usá-la para além dos muros da escola, como um meio para interagir com os demais de forma crítica. Repensar as práticas pedagógicas adotadas torna-se necessário para que possamos empossar nossos alunos de criticidade e do domínio da escrita, a fim de que eles sejam capazes de questionar, argumentar, replicar, fazer rir, tornarem-se sujeitos proficientes.pt
dcterms.impactThis work intends to present the results of a qualitative research carried out in a public school in the interior of São Paulo. The proposal arose due to the need to understand the many difficulties encountered by learners during the process of acquiring the formal written form of Portuguese. We assume that a large portion of such difficulties have their origin in teaching marked by monologism in the school's treatment of the mother tongue, especially by ignoring the relationship between orality, a skill that young people already bring to school, and writing. The aim, with understanding, is to seek ways for learners to be able to connect oral and written, and realize the importance of the former for their acquisition, both in school centers and in society; Furthermore, it is expected that with the effective acquisition of writing they will be able to decisively assume the role of proficient discursive subjects. The monologic practices implemented in the classroom support teaching centered on grammatical concepts and the formal structure of the text, therefore focusing on the finished product, the text. Meanwhile, its conditions of production, in the individual's relationship with their community, and the link between speech and writing end up being excluded. It is expected that, with the adoption of dialogic practices during the process of teaching writing, learners will be able to understand the importance of this modality and its use and that they will be able to use it beyond the school walls, as a means of interact with others critically. Rethinking the pedagogical practices adopted becomes necessary so that we can empower our students with criticality and mastery of writing, so that they are able to question, argue, replicate, make people laugh, and become proficient subjects.en
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências e Letras, Assispt
unesp.embargoOnlinept
unesp.examinationboard.typeBanca públicapt
unesp.graduateProgramLetras - FCLAR/FCLASpt
unesp.knowledgeAreaLinguagens e Letramentospt
unesp.researchAreaNão constapt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
gouveia_jl_me_assis.pdf
Tamanho:
3.83 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Nenhuma Miniatura disponível
Nome:
license.txt
Tamanho:
2.14 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: