Percepção sobre o papel da Educação Física no desenvolvimento psicomotor de alunos com TEA nos anos iniciais
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Data
Orientador
Prado Junior, Milton Vieira do 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Bauru - FC - Educação Física
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
A Educação Física, por meio de aulas planejadas e adaptadas às necessidades individuais dos alunos, contribui significativamente para o desenvolvimento motor, social, cognitivo e afetivo desses estudantes. As atividades psicomotoras favorecem a coordenação motora, a consciência corporal, a socialização e a autonomia, em especial, no processo de inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista refletindo em avanços no desempenho acadêmico e na integração social. Na literatura encontramos evidencias que a inclusão efetiva demanda o envolvimento coletivo da equipe escolar, formação continuada dos professores e adequações pedagógicas, assim como infraestrutura adequada e recursos específicos. Este estudo teve como objetivo analisar a percepção dos profissionais da escola sobre o papel da Educação Física no desenvolvimento psicomotor de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nos anos iniciais do ensino fundamental. O estudo caracteriza-se por ser qualitativo, exploratório e utilizou da entrevista semi-estruturada para coleta de informações com 14 profissionais que atuam em uma escola pública do interior de São Paulo. O estudo apoia-se na teoria bioecológica do desenvolvimento humano para contextualizar os múltiplos fatores que influenciam a inclusão, destacando o papel das interações em diferentes ambientes e a necessidade de uma atuação integrada e colaborativa. A primeira evidência é que tem aumentado o número de alunos com TEA no contexto escolar, que os profissionais conhecem as principais características dos transtornos, vem a Educação Física como um caminho para efetivar a inclusão, porém, ainda existem desafios a serem enfrentados. Ressalta a importância do planejamento pedagógico intencional, do uso do Plano Educacional Individualizado (PEI) e das estratégias adaptativas para garantir a participação ativa dos alunos com TEA. Além disso, consideram a falta de capacitação prática dos profissionais e a limitação de recursos ainda comprometem o processo inclusivo. Conclui-se que a Educação Física é uma disciplina transformadora, essencial para promover o bem-estar e o desenvolvimento global dos alunos com TEA, sendo necessária a continuidade na formação docente e políticas públicas que assegurem condições adequadas para o exercício dessa função e um trabalho integrado de todos os participantes do ambiente escolar.
Resumo (português)
Physical Education, through lessons that are planned and adapted to the individual needs of students, contributes significantly to their motor, social, cognitive, and affective development. Psychomotor activities promote motor coordination, body awareness, socialization, and autonomy, especially in the process of including students with autism spectrum disorder (ASD), reflecting improvements in academic performance and social integration. The literature provides evidence that effective inclusion requires the collective involvement of the school team, continuous teacher training, and pedagogical adjustments, as well as adequate infrastructure and specific resources. This study aimed to analyze the perception of school professionals regarding the role of Physical Education in the psychomotor development of students with autism spectrum disorder (ASD) in the early years of elementary education. The study is characterized as qualitative and exploratory and used semi-structured interviews to collect information from 14 professionals working in a public school in the interior of São Paulo. The research is based on the bioecological theory of human development to contextualize the multiple factors that influence inclusion, highlighting the role of interactions in different environments and the need for integrated and collaborative action. The first evidence is that the number of students with ASD in the school context has increased, that professionals are familiar with the main characteristics of the disorder, and that they view Physical Education as a pathway to achieve inclusion; however, challenges still remain. The study emphasizes the importance of intentional pedagogical planning, the use of the Individualized Educational Plan (IEP), and adaptive strategies to ensure the active participation of students with ASD. Furthermore, the lack of practical training for professionals and limited resources still compromises the inclusion process. It is concluded that Physical Education is a transformative discipline, essential for promoting the well-being and overall development of students with ASD, and that continued teacher training and public policies ensuring adequate conditions for this role, as well as integrated work among all participants in the school environment, are necessary.
Descrição
Palavras-chave
Educação física; Transtorno do Espectro Autista; Desenvolvimento psicomotor; Inclusão escolar; Planejamento pedagógico
Idioma
Português
Citação
SBRUGNERA, Larissa Cristina dos Santos. Percepção sobre o papel da Educação Física no desenvolvimento psicomotor de alunos com TEA nos anos iniciais. Orientador: Milton Vieira do Prado Junior. 2025. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru, 2025.

