Cooperação em inteligência no Mercosul e na União Europeia e sua operacionalização no combate ao terrorismo internacional
Carregando...
Data
Orientador
Aguilar, Sérgio Luiz Cruz 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Relações Internacionais - FFC
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso restrito
Resumo
Resumo (português)
O trabalho objetiva analisar a evolução da cooperação internacional em inteligência, no Mercosul e na União Europeia, direcionada ao enfrentamento do terrorismo internacional após os atentados de 11 de setembro de 2001. Para tal, foram conduzidos dois estudos de caso, concernentes aos blocos supracitados, por meio do emprego da ferramenta process tracing. No caso do Mercosul, foram analisadas iniciativas como o Plano de Cooperação e Assistência Recíproca para a Segurança Regional e o Centro de Coordenação de Capacitação Policial do Mercosul (CCCP), dentre outros, explorando seus objetivos e resultados. Na União Europeia, foi verificada a evolução de iniciativas como a Estratégia de Combate à Radicalização e Recrutamento pelo Terrorismo, o Club de Berne e o Counter Terrorism Group. Os resultados obtidos indicam a existência de uma correlação discernível entre fatores como a percepção de ameaça em âmbito regional, bem como a estrutura institucional dos blocos citados, e a operacionalização de iniciativas de cooperação em segurança com foco na atividade de inteligência que tenham sido por eles concebidas. No caso do Mercosul, o baixo grau de institucionalização, assim como uma menor percepção da ameaça representada pelo terrorismo no subcontinente sul-americano, levaram à implementação de iniciativas primordialmente voltadas ao intercâmbio de boas práticas e ao compartilhamento de informações de caráter técnico. Na União Europeia, a cooperação em inteligência perpassa uma complexa estrutura a partir da qual há o intercâmbio de informações de segurança entre os Estados, o que é possibilitado por sua densidade institucional e pela ampla percepção acerca dos riscos oferecidos pela ascensão do terrorismo internacional.
Resumo (inglês)
The objective of this work is to analyze the evolution of international intelligence cooperation, in
Mercosur and in the European Union, aimed at confronting international terrorism after the attacks
of September 11, 2001. For this, two case studies were conducted, concerning the two blocks, using
the process tracing tool. In the case of Mercosur, initiatives such as the Cooperation and Reciprocal
Assistance Plan for Regional Security and the Mercosur Police Training Coordination Center
(CCCP), among others, were analyzed, exploring its objectives and results. In the European Union,
the evolution of initiatives such as the Strategy to Combat Radicalization and Recruitment through
Terrorism, the Club de Berne and the Counter Terrorism Group (CTG) was verified. The results
indicate the existence of a correlation between factors such as threat perception at the regional
level, as well as the institutional structure of the blocks, and the operationalization of security
cooperation initiatives, focused on intelligence activity, which have been created by them. In the
case of Mercosur, the low level of institutionalization, as well as the low perception of the threat
posed by terrorism in the South American subcontinent, led to the implementation of initiatives
primarily aimed at exchanging good practices and sharing technical information. In the European
Union, intelligence cooperation permeates a complex structure from which there is the exchange
of security information between States, which is made possible by its institutional density and by
the broad perception of the risks offered by the rise of international terrorism.
Descrição
Palavras-chave
Inteligência, Cooperação internacional, Segurança internacional, Terrorismo, Intelligence, Terrorism
Idioma
Português
Citação
OLIVEIRA, Ana Clara Bonacina Padilha de. Cooperação em inteligência no Mercosul e na União Europeia e sua operacionalização no combate ao terrorismo internacional. Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023.

