Logotipo do repositório
 

Publicação:
Aspectos da formação do professor de geografia na UNESP

Carregando...
Imagem de Miniatura

Orientador

Mello, Márcia Cristina de Oliveira

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Geografia - Ourinhos

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de curso

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (inglês)

This research had the finality to present the aspects of the formation of any geography teacher in the university of UNESP. In this form, it stands out the significance to consider the public schools as locus of priveleged moulding. So, it seeked to investigate if the class of nearly graduates in geography of UNESP articulates with all of the public schools, if they can offer initial shaping linked to the reality of the schools. Therefore, it was developed an documentional and bibliographic reserach, followed by an aplicational questionary to the students that graduated theses classes and had recent participation in the PIBID. The results lead to the fact that the university still has problems with the link between, the theory of teaching and the practise of it; between the research and the experience; between the formation of the graduate with an licensed teacher. However the PIBID brought an important contribution by enabling that such dichotomies are minimized in the formation of any instructor

Resumo (português)

A pesquisa teve a finalidade de apresentar aspectos da formação do professor de Geografia na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Neste sentido destaca-se a importância de se considerar a escola pública como locus de formação privilegiado. Desta forma buscou investigar se o curso de formação de professores de Geografia da UNESP articula-se com a escola pública, no sentido de oferecer formação inicial vinculada a realidade das escolas. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa documental e bibliográfica, seguida do procedimento de aplicação de um questionário aos alunos egressos destes cursos e que tiveram recente participação no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação á Docência (PIBID). Os resultados apontam que a universidade ainda se depara com o problema da articulação entre a teoria e a prática pedagógica; entre a pesquisa e o ensino; e entre a formação do bacharel e do licenciado. Contudo o PIBID trouxe uma contribuição importante ao possibilitar que tais dicotomias sejam minimizadas na formação docente

Descrição

Palavras-chave

Professores de geografia, Educação e Estado, Geografia - Formação de professores

Idioma

Português

Como citar

ALVES, Cristiano Manoel. Aspectos da formação do professor de geografia na UNESP. 2016. 60 f. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Geografia) - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Câmpus Experimental de Ourinhos, 2016.

Itens relacionados

Financiadores

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação