Logotipo do repositório
 

Publicação:
Aspectos da formação do professor de geografia na UNESP

dc.contributor.advisorMello, Márcia Cristina de Oliveira [UNESP]
dc.contributor.authorAlves, Cristiano Manoel [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2018-08-30T18:23:06Z
dc.date.available2018-08-30T18:23:06Z
dc.date.issued2016-05-25
dc.description.abstractThis research had the finality to present the aspects of the formation of any geography teacher in the university of UNESP. In this form, it stands out the significance to consider the public schools as locus of priveleged moulding. So, it seeked to investigate if the class of nearly graduates in geography of UNESP articulates with all of the public schools, if they can offer initial shaping linked to the reality of the schools. Therefore, it was developed an documentional and bibliographic reserach, followed by an aplicational questionary to the students that graduated theses classes and had recent participation in the PIBID. The results lead to the fact that the university still has problems with the link between, the theory of teaching and the practise of it; between the research and the experience; between the formation of the graduate with an licensed teacher. However the PIBID brought an important contribution by enabling that such dichotomies are minimized in the formation of any instructoren
dc.description.abstractA pesquisa teve a finalidade de apresentar aspectos da formação do professor de Geografia na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Neste sentido destaca-se a importância de se considerar a escola pública como locus de formação privilegiado. Desta forma buscou investigar se o curso de formação de professores de Geografia da UNESP articula-se com a escola pública, no sentido de oferecer formação inicial vinculada a realidade das escolas. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa documental e bibliográfica, seguida do procedimento de aplicação de um questionário aos alunos egressos destes cursos e que tiveram recente participação no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação á Docência (PIBID). Os resultados apontam que a universidade ainda se depara com o problema da articulação entre a teoria e a prática pedagógica; entre a pesquisa e o ensino; e entre a formação do bacharel e do licenciado. Contudo o PIBID trouxe uma contribuição importante ao possibilitar que tais dicotomias sejam minimizadas na formação docentept
dc.format.extent60 f.
dc.identifier.aleph000889607
dc.identifier.citationALVES, Cristiano Manoel. Aspectos da formação do professor de geografia na UNESP. 2016. 60 f. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Geografia) - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Câmpus Experimental de Ourinhos, 2016.
dc.identifier.filehttp://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2017-08-21/000889607.pdf
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/155794
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceAleph
dc.subjectProfessores de geografiapt
dc.subjectEducação e Estadopt
dc.subjectGeografia - Formação de professorespt
dc.titleAspectos da formação do professor de geografia na UNESPpt
dc.typeTrabalho de conclusão de curso
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, Tecnologia e Educação, Ourinhospt
unesp.undergraduateGeografia - Ourinhospt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
000889607.pdf
Tamanho:
979.13 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format