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Publicação:
Barão de Camargos: a razão clientelista em Minas Gerais (1840-1853)

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Orientador

Leme, Marisa Saenz

Coorientador

Pós-graduação

História - FCHS

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Dissertação de mestrado

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

O clientelismo compunha a trama de ligação da política no Brasil do século XIX e sustentava potencialmente todo o ato político. O sucesso eleitoral dependia, sobretudo, de seu uso competente. Meu objetivo nesta pesquisa visa investigar o modo específico como a concessão de proteção, cargos públicos e outros favores, em troca de todo um processo que manipulava as eleições a custo de lealdade política e pessoal funcionava essencialmente para benefícios dos interesses das elites. A correspondência passiva do Barão de Camargos permite-nos examinar mais profundamente a dimensão sociológica e cultural do fenômeno clientelista em Minas Gerais durante os primeiros anos do governo de D. Pedro II, da década de 1840 até a conciliação em 1853.

Resumo (inglês)

The clientelism set the political link web in 19 century in Brazil and supported potencially all political act. The electoral success depended especially of its competent use. My objective in this research aims to investigate the specific way of how the protection concession, public positions and others favors, in exchange of a whole a process that used to manipulate the election wits difficult of personal and political loyalty; worked essentially to the elite benefits. Barão de Camargos passive correspondence allow us to consider deeper the sociological and cultural extend of the clientelistic phenomenon in Minas Gerais, during the first years of D. Pedro II kingdom, between 1840 until the conciliation in 1853.

Descrição

Palavras-chave

Clientelismo, Brasil - Clientelismo, Brasil - História - Império, Política imperial brasileira, Favoritismo, Brasilian imperial politics

Idioma

Português

Como citar

BONSEMBIANTE, Marcella Marques. Barão de Camargos: a razão clientelista em Minas Gerais (1840-1853). 2006. 127 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de História, Direito e Serviço Social, 2006.

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